Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESULTADOS E REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA, ATIVIDADES DIDÁTICAS, MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48959
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2692
    "inscrito_id" => 5535
    "titulo" => "RESULTADOS E REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta resultados e reflexões a respeito de atividades didáticas de conteúdos geométricos aplicadas em uma intervenção pedagógica com 21 alunos do 9º ano do Ensino fundamental de uma escola pública no município de Rio tinto/PB. A referida intervenção é uma das etapas de um projeto de ensino, desenvolvido dentro do Programa de Licenciatura da UFPB (Prolicen) 2017, que teve por objetivo geral propor, aplicar e avaliar atividades e sequências didáticas para o ensino-aprendizagem da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, utilizando diferentes recursos didático-pedagógicos. Foram desenvolvidos sete Planos de Aula para a intervenção pedagógica do projeto, que abordaram, de forma geral, os conteúdos: Razão e Proporção de segmentos, Teorema de Tales, Semelhança de Figuras, Semelhança de Polígonos e Semelhança de Triângulos, para serem trabalhados em sala de aula utilizando diferentes recursos didáticos como vídeos, canudos e tachinhas, jogo didático, régua, compasso, transferidor, fita métrica, dentre outros recursos. Foi possível verificar resultados positivos, mesmo com tantos desafios e dificuldades encontrados durante a intervenção, pois a partir do estudo e um planejamento bem articulado, foi fornecido aos alunos a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades necessárias na construção do conhecimento geométrico. Esses resultados obtidos ao final da intervenção proporcionaram uma reflexão a respeito da importância do professor nesse processo de ensino diferenciado, onde é preciso que os professores sejam mediadores e assim, contribuir para uma aprendizagem com mais significado para os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA, ATIVIDADES DIDÁTICAS, MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID5535_10092018160030.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE FERNANDES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE SOUZA"
    "autor_email" => "cristianesouza@dce.ufpb.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48959
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2692
    "inscrito_id" => 5535
    "titulo" => "RESULTADOS E REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta resultados e reflexões a respeito de atividades didáticas de conteúdos geométricos aplicadas em uma intervenção pedagógica com 21 alunos do 9º ano do Ensino fundamental de uma escola pública no município de Rio tinto/PB. A referida intervenção é uma das etapas de um projeto de ensino, desenvolvido dentro do Programa de Licenciatura da UFPB (Prolicen) 2017, que teve por objetivo geral propor, aplicar e avaliar atividades e sequências didáticas para o ensino-aprendizagem da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, utilizando diferentes recursos didático-pedagógicos. Foram desenvolvidos sete Planos de Aula para a intervenção pedagógica do projeto, que abordaram, de forma geral, os conteúdos: Razão e Proporção de segmentos, Teorema de Tales, Semelhança de Figuras, Semelhança de Polígonos e Semelhança de Triângulos, para serem trabalhados em sala de aula utilizando diferentes recursos didáticos como vídeos, canudos e tachinhas, jogo didático, régua, compasso, transferidor, fita métrica, dentre outros recursos. Foi possível verificar resultados positivos, mesmo com tantos desafios e dificuldades encontrados durante a intervenção, pois a partir do estudo e um planejamento bem articulado, foi fornecido aos alunos a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades necessárias na construção do conhecimento geométrico. Esses resultados obtidos ao final da intervenção proporcionaram uma reflexão a respeito da importância do professor nesse processo de ensino diferenciado, onde é preciso que os professores sejam mediadores e assim, contribuir para uma aprendizagem com mais significado para os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA, ATIVIDADES DIDÁTICAS, MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID5535_10092018160030.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE FERNANDES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE SOUZA"
    "autor_email" => "cristianesouza@dce.ufpb.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados e reflexões a respeito de atividades didáticas de conteúdos geométricos aplicadas em uma intervenção pedagógica com 21 alunos do 9º ano do Ensino fundamental de uma escola pública no município de Rio tinto/PB. A referida intervenção é uma das etapas de um projeto de ensino, desenvolvido dentro do Programa de Licenciatura da UFPB (Prolicen) 2017, que teve por objetivo geral propor, aplicar e avaliar atividades e sequências didáticas para o ensino-aprendizagem da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, utilizando diferentes recursos didático-pedagógicos. Foram desenvolvidos sete Planos de Aula para a intervenção pedagógica do projeto, que abordaram, de forma geral, os conteúdos: Razão e Proporção de segmentos, Teorema de Tales, Semelhança de Figuras, Semelhança de Polígonos e Semelhança de Triângulos, para serem trabalhados em sala de aula utilizando diferentes recursos didáticos como vídeos, canudos e tachinhas, jogo didático, régua, compasso, transferidor, fita métrica, dentre outros recursos. Foi possível verificar resultados positivos, mesmo com tantos desafios e dificuldades encontrados durante a intervenção, pois a partir do estudo e um planejamento bem articulado, foi fornecido aos alunos a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades necessárias na construção do conhecimento geométrico. Esses resultados obtidos ao final da intervenção proporcionaram uma reflexão a respeito da importância do professor nesse processo de ensino diferenciado, onde é preciso que os professores sejam mediadores e assim, contribuir para uma aprendizagem com mais significado para os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.