O presente trabalho apresenta resultados e reflexões a respeito de atividades didáticas de conteúdos geométricos aplicadas em uma intervenção pedagógica com 21 alunos do 9º ano do Ensino fundamental de uma escola pública no município de Rio tinto/PB. A referida intervenção é uma das etapas de um projeto de ensino, desenvolvido dentro do Programa de Licenciatura da UFPB (Prolicen) 2017, que teve por objetivo geral propor, aplicar e avaliar atividades e sequências didáticas para o ensino-aprendizagem da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, utilizando diferentes recursos didático-pedagógicos. Foram desenvolvidos sete Planos de Aula para a intervenção pedagógica do projeto, que abordaram, de forma geral, os conteúdos: Razão e Proporção de segmentos, Teorema de Tales, Semelhança de Figuras, Semelhança de Polígonos e Semelhança de Triângulos, para serem trabalhados em sala de aula utilizando diferentes recursos didáticos como vídeos, canudos e tachinhas, jogo didático, régua, compasso, transferidor, fita métrica, dentre outros recursos. Foi possível verificar resultados positivos, mesmo com tantos desafios e dificuldades encontrados durante a intervenção, pois a partir do estudo e um planejamento bem articulado, foi fornecido aos alunos a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades necessárias na construção do conhecimento geométrico. Esses resultados obtidos ao final da intervenção proporcionaram uma reflexão a respeito da importância do professor nesse processo de ensino diferenciado, onde é preciso que os professores sejam mediadores e assim, contribuir para uma aprendizagem com mais significado para os alunos.