Os estudos sobre o professor em início de carreira são bastante amplos, principalmente no que diz respeito aos dilemas e dificuldades vivenciados neste período. O objetivo do presente estudo é descrever e analisar as principais dificuldades dos professores de Química, formados pelo IFCE-Campus Iguatu nos seus primeiros três anos de docência. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi realizada com 05 professores egressos do Curso de Licenciatura em Química, cujo instrumento de investigação foi uma entrevista semiestruturada, anônima. Os resultados apontam para problemas vivenciados por profissionais docentes em geral, principalmente por aqueles que atuam em escolas públicas. Podem-se citar, entre eles, aspectos conjunturais, como a falta de valorização do professor, o problema de recursos nas escolas, além da insegurança natural para tratar os alunos. Conclui-se que os resultados expostos neste estudo trouxeram questões significativas em relação à situação dos egressos do curso de Química porque acaba sendo um norteamento para todos que estejam nesse processo, estando ou não atuando previamente na profissão docente.