Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM APARATO EPISTEMOLÓGICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE DISCUTIR CIÊNCIA

Palavra-chaves: CIÊNCIA, EPISTEMOLOGIA, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49143
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1887
    "inscrito_id" => 9630
    "titulo" => "UM APARATO EPISTEMOLÓGICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE DISCUTIR CIÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo é o resultado dos textos, seminários e debates levantados em sala de aula através da disciplina “Epistemologia das ciências naturais, matemática e ciências humanas” disponibilizada pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Esta disciplina nos possibilitou um maior estudo voltado para a compreensão do termo “epistemologia” de maneira a colaborar para o estudo da ciência. Com os debates, textos e autores discutidos foi possível compreender a importância epistemológica que deve compor determinada pesquisa. Diante disto, este estudo partiu de uma pesquisa pautada na metodologia bibliográfica que propõe uma explanação do conhecimento cientifico como fonte de enriquecimento social e responsável pelos avanços paradigmáticos ocorridos no tempo e em determinado espaço. Fazer ciência está estritamente ligado ao tempo histórico e social ao qual o conhecimento está sendo produzido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA, EPISTEMOLOGIA, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9630_09092018022218.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GREICY OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GREICY NASCIMENTO"
    "autor_email" => "greicyoliveiran@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49143
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1887
    "inscrito_id" => 9630
    "titulo" => "UM APARATO EPISTEMOLÓGICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE DISCUTIR CIÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo é o resultado dos textos, seminários e debates levantados em sala de aula através da disciplina “Epistemologia das ciências naturais, matemática e ciências humanas” disponibilizada pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Esta disciplina nos possibilitou um maior estudo voltado para a compreensão do termo “epistemologia” de maneira a colaborar para o estudo da ciência. Com os debates, textos e autores discutidos foi possível compreender a importância epistemológica que deve compor determinada pesquisa. Diante disto, este estudo partiu de uma pesquisa pautada na metodologia bibliográfica que propõe uma explanação do conhecimento cientifico como fonte de enriquecimento social e responsável pelos avanços paradigmáticos ocorridos no tempo e em determinado espaço. Fazer ciência está estritamente ligado ao tempo histórico e social ao qual o conhecimento está sendo produzido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA, EPISTEMOLOGIA, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9630_09092018022218.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GREICY OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GREICY NASCIMENTO"
    "autor_email" => "greicyoliveiran@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo é o resultado dos textos, seminários e debates levantados em sala de aula através da disciplina “Epistemologia das ciências naturais, matemática e ciências humanas” disponibilizada pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Esta disciplina nos possibilitou um maior estudo voltado para a compreensão do termo “epistemologia” de maneira a colaborar para o estudo da ciência. Com os debates, textos e autores discutidos foi possível compreender a importância epistemológica que deve compor determinada pesquisa. Diante disto, este estudo partiu de uma pesquisa pautada na metodologia bibliográfica que propõe uma explanação do conhecimento cientifico como fonte de enriquecimento social e responsável pelos avanços paradigmáticos ocorridos no tempo e em determinado espaço. Fazer ciência está estritamente ligado ao tempo histórico e social ao qual o conhecimento está sendo produzido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.