O aumento gradativamente de alunos que abandonam a escola antes de terminar o ensino fundamental e a falta de compromisso dos familiares com esses mesmos alunos estão deixando a educação brasileira a beira de uma crise, visto que por mais que os governos relatem a diminuição de analfabetos vemos em nossas escolas uma realidade totalmente diferente. O papel do gestor vem buscar nesses casos uma maior interação entre professor/aluno e comunidade escolar trazendo para a realidade meios e formas dessa diminuição nos índices de verificação da aprendizagem. Alteração e mudança de comportamentos fazem com que esse comprometimento do aluno com a escola passem a caminhar lado a lado. Diante disso, pretendemos analisar estatisticamente os dados do biênio na escola municipal de Ensino Fundamental em Barra de Santa Rosa , para intervir na escola no sentido de estabelecer uma troca de experiências entre docentes e alunos, sensibilizá-los através práticas dinâmicas, e incorporá-las no contexto escolar. É relevante ver nossos alunos atuando como verdadeiros educadores e instigadores da presença em sala de aula, além de contribuir com a sociedade em geral prevendo meio de diminuir a evasão escolar e também a quantidade de crianças e adolescentes em ruas à espera de uma oportunidade para entrar nos índices da criminalidade.