Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS E MODELOS CIENTÍFICOS

Palavra-chaves: PRÁTICAS DE EXPERIMENTOS;, MODELOS CIENTÍFICOS;, O ENSINO DE CIÊNCIAS;, ENSINO FUNDAMENTAL I E II. Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48035
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 848
    "inscrito_id" => 6989
    "titulo" => """
      O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS E MODELOS \r\n
      CIENTÍFICOS
      """
    "resumo" => """
      O artigo evidencia um estudo teórico sobre uso das práticas de Experimentos e Modelos Científicos em \r\n
      sala de aula, realizado a partir de pesquisas bibliográficas com a realização de dois projetos em escola \r\n
      pública e particular, cuja abordagem retrata o ensino de ciências através de Experimentos e Modelos \r\n
      Científicos. Tem como objetivo constatar de fato a importância da contribuição do ensino de ciências \r\n
      de forma significativa e interativa a partir de atividades com modelos práticos científicos e experimentais \r\n
      no espaço escolar, no ensino fundamental I e II, com isso possibilitando um dinamismo aos conteúdos \r\n
      conceituais, procedimentais e atitudinais, tendo em vista o estímulo aos alunos e ao professor. A \r\n
      pesquisa se desenvolveu com base teórica de autores como Alberto Gaspar (2014), Pedro Demo \r\n
      (2011), Juan Ignacio Pozo(2009), Maria Cristina da Cunha Campos (1999), entre outros. Foram \r\n
      pesquisadas várias atividades experimentais e modelos práticos científicos que durante os projetos foram \r\n
      confeccionados com grupos alunos, enquanto outros foram produzidos pelo professor e explorados de \r\n
      forma demonstrativa, buscando sempre o processo dialético e indagativo. Ficou evidente a importância \r\n
      do ensino - aprendizagem por recursos práticos e experimentais no ensino de ciências, corroborando a \r\n
      teoria estudada, onde o entusiasmo, a motivação, o interesse e o envolvimento do aluno. Logo, o \r\n
      resultado apresentou que, os modelos práticos e experimentais, são recursos de fundamental importância\r\n
      na compreensão dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE EXPERIMENTOS;, MODELOS CIENTÍFICOS;, O ENSINO DE CIÊNCIAS;, ENSINO FUNDAMENTAL I E II."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6989_24082018153833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDIR AVELINO DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "VALDIR"
    "autor_email" => "valdiavelino@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48035
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 848
    "inscrito_id" => 6989
    "titulo" => """
      O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS E MODELOS \r\n
      CIENTÍFICOS
      """
    "resumo" => """
      O artigo evidencia um estudo teórico sobre uso das práticas de Experimentos e Modelos Científicos em \r\n
      sala de aula, realizado a partir de pesquisas bibliográficas com a realização de dois projetos em escola \r\n
      pública e particular, cuja abordagem retrata o ensino de ciências através de Experimentos e Modelos \r\n
      Científicos. Tem como objetivo constatar de fato a importância da contribuição do ensino de ciências \r\n
      de forma significativa e interativa a partir de atividades com modelos práticos científicos e experimentais \r\n
      no espaço escolar, no ensino fundamental I e II, com isso possibilitando um dinamismo aos conteúdos \r\n
      conceituais, procedimentais e atitudinais, tendo em vista o estímulo aos alunos e ao professor. A \r\n
      pesquisa se desenvolveu com base teórica de autores como Alberto Gaspar (2014), Pedro Demo \r\n
      (2011), Juan Ignacio Pozo(2009), Maria Cristina da Cunha Campos (1999), entre outros. Foram \r\n
      pesquisadas várias atividades experimentais e modelos práticos científicos que durante os projetos foram \r\n
      confeccionados com grupos alunos, enquanto outros foram produzidos pelo professor e explorados de \r\n
      forma demonstrativa, buscando sempre o processo dialético e indagativo. Ficou evidente a importância \r\n
      do ensino - aprendizagem por recursos práticos e experimentais no ensino de ciências, corroborando a \r\n
      teoria estudada, onde o entusiasmo, a motivação, o interesse e o envolvimento do aluno. Logo, o \r\n
      resultado apresentou que, os modelos práticos e experimentais, são recursos de fundamental importância\r\n
      na compreensão dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE EXPERIMENTOS;, MODELOS CIENTÍFICOS;, O ENSINO DE CIÊNCIAS;, ENSINO FUNDAMENTAL I E II."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6989_24082018153833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDIR AVELINO DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "VALDIR"
    "autor_email" => "valdiavelino@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O artigo evidencia um estudo teórico sobre uso das práticas de Experimentos e Modelos Científicos em sala de aula, realizado a partir de pesquisas bibliográficas com a realização de dois projetos em escola pública e particular, cuja abordagem retrata o ensino de ciências através de Experimentos e Modelos Científicos. Tem como objetivo constatar de fato a importância da contribuição do ensino de ciências de forma significativa e interativa a partir de atividades com modelos práticos científicos e experimentais no espaço escolar, no ensino fundamental I e II, com isso possibilitando um dinamismo aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, tendo em vista o estímulo aos alunos e ao professor. A pesquisa se desenvolveu com base teórica de autores como Alberto Gaspar (2014), Pedro Demo (2011), Juan Ignacio Pozo(2009), Maria Cristina da Cunha Campos (1999), entre outros. Foram pesquisadas várias atividades experimentais e modelos práticos científicos que durante os projetos foram confeccionados com grupos alunos, enquanto outros foram produzidos pelo professor e explorados de forma demonstrativa, buscando sempre o processo dialético e indagativo. Ficou evidente a importância do ensino - aprendizagem por recursos práticos e experimentais no ensino de ciências, corroborando a teoria estudada, onde o entusiasmo, a motivação, o interesse e o envolvimento do aluno. Logo, o resultado apresentou que, os modelos práticos e experimentais, são recursos de fundamental importância na compreensão dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.