O artigo evidencia um estudo teórico sobre uso das práticas de Experimentos e Modelos Científicos em
sala de aula, realizado a partir de pesquisas bibliográficas com a realização de dois projetos em escola
pública e particular, cuja abordagem retrata o ensino de ciências através de Experimentos e Modelos
Científicos. Tem como objetivo constatar de fato a importância da contribuição do ensino de ciências
de forma significativa e interativa a partir de atividades com modelos práticos científicos e experimentais
no espaço escolar, no ensino fundamental I e II, com isso possibilitando um dinamismo aos conteúdos
conceituais, procedimentais e atitudinais, tendo em vista o estímulo aos alunos e ao professor. A
pesquisa se desenvolveu com base teórica de autores como Alberto Gaspar (2014), Pedro Demo
(2011), Juan Ignacio Pozo(2009), Maria Cristina da Cunha Campos (1999), entre outros. Foram
pesquisadas várias atividades experimentais e modelos práticos científicos que durante os projetos foram
confeccionados com grupos alunos, enquanto outros foram produzidos pelo professor e explorados de
forma demonstrativa, buscando sempre o processo dialético e indagativo. Ficou evidente a importância
do ensino - aprendizagem por recursos práticos e experimentais no ensino de ciências, corroborando a
teoria estudada, onde o entusiasmo, a motivação, o interesse e o envolvimento do aluno. Logo, o
resultado apresentou que, os modelos práticos e experimentais, são recursos de fundamental importância
na compreensão dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.