O objetivo da pesquisa foi analisar as representações sociais dos estudantes do Ensino Médio sobre os conceitos de Cromossomos e Cromátides-irmãs por meio da Teoria das Representações Sociais. Os conteúdos da Biologia Celular por possuírem uma natureza abstrata e os conceitos apresentam muitas similaridades, o que acaba por dificultar a compreensão de alguns processos biológicos em nível celular, como os cromossomos e a cromátides-irmãs. Nisso, a Teoria das Representações Sociais considera o senso comum e o conhecimento científico como uma relação estreita que faz com que existam diversas representações sobre um único objeto para grupos distintos. A coleta de dados se deu por meio da Técnica de Associação Livre de Palavras. Os resultados apontaram que para o conceito de Cromossomos a palavra DNA foi a mais citada pelos alunos e para Cromátides-irmãs, a palavra Divisão Celular. Quanto a descrição da palavra de maior relevância às respostas obtidas para o conceito de cromossomo e para cromátides-irmãs apresentaram equívocos conceituais, o que pode dificultar a compreensão de processos mais complexos como mitose e meiose.