Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL AMPARADA POR CARTILHA EDUCATIVA PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA

Palavra-chaves: CRISE HÍDRICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RESPONSABILIDADE SOCIAL Pôster (PO) GT 14. Educação Ambiental
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A escassez da água, recurso vital para os seres vivos, decorrentes de mudanças climáticas, de gestão pública, ou por ambos faz com que se busquem soluções urgentes, com o envolvimento da população em ações que minimizem as consequências oriundas da crise hídrica. Em razão disto é impreterível buscar formas de educar, que provoquem mudanças de atitudes através, sobretudo, da Educação Ambiental (EA), com a disseminação de conhecimentos sobre o ambiente, como bem comum da humanidade, a fim de reforçar à sua preservação e utilização sustentável. Assim, a EA é indispensável no processo de mobilização/conscientização da população. Com isso torna-se fundamental incentivar a construção de conhecimentos a partir da realidade local, oportunizando a discussão, a análise e a reflexão sobre o papel que cada um possui para uso racional da água. Propõe-se com esta pesquisa a elaboração de uma cartilha sobre os recursos hídricos de Pesqueira, cidade do agreste de Pernambuco, que sofre com a escassez de chuvas na região. A fundamentação teórica da pesquisa incorpora uma abordagem sobre o tema água, EA, interdisciplinaridade e políticas públicas. Além de uma pesquisa exploratória sobre o abastecimento de água no município de Pesqueira. O público alvo da cartilha são os estudantes do ensino fundamental anos finais. Conforme os Parâmetros para Educação Básica de Pernambuco para esse nível de ensino, os conteúdos de ciências naturais deverão abordar temas relacionados ao meio ambiente e água. Para tanto, foram realizadas oficinas educativas para a apresentação e validação da cartilha, pelos estudantes de uma escola da rede pública estadual do município. De acordo com os resultados preliminares, a cartilha possibilitou aos estudantes aprimorar seus conhecimentos sobre o tema água de uma forma geral, e de forma específica, sobre os recursos hídricos do seu local de vivência.

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