Este trabalho se trata de um estudo quanti-qualitativo sobre como as abordagens das ciências sociais influenciam - entre as/os ingressantes na UFRN - no índice de acertos das questões de sociologia presentes no ENEM 2016. Para isso foi extraída da prova de ciências humanas do ENEM os itens que a autora e os autores identificaram como da disciplina de sociologia, posteriormente foi feita uma categorização dos mesmos dentro das abordagens propostas pelas Orientações Curriculares Nacionais (OCNs), finalizando com uma comparação entre estes e os índices de acertos. Observou-se que as questões são elaboradas em igual quantidade quanto às abordagens e não há associação entre alguma destas e o índice de acertos, isso levou a autora e os autores a novas problematizações, as quais apontaram para possibilidade do índice de acertos está relacionado aos indícios de resposta presentes no texto base, essa hipótese foi analisada e confirmada. Com esses resultados propomos que as/os educadoras/es que trabalham com estudantes que prestarão ENEM - e estão preocupadas/dos que eles/elas acertem as questões de sociologia – alternem entre as abordagens utilizadas no ensino das ciências sociais, todavia isso precisa ser feito com leituras e compreensões de textos sobre o assunto.