Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MODELO DE POLYA, EQUAÇÃO DO 1º GRAU Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este estudo se constitui em um relato de experiência vivenciado através do componente curricular Estágio Supervisionado II, referente ao curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo geral de analisar a Resolução de Problemas como metodologia de ensino de equações do 1º grau. Para tanto, realizou-se o estágio numa turma do 7º ano do Ensino Fundamental, numa Escola Estadual da cidade de Santa Cruz do Capibaribe- PE, onde a Resolução de Problemas foi adotada na explanação do conteúdo mencionado, cumprindo-se as etapas de diagnose, observação, participação e regência. Na análise dos resultados, percebeu-se que a princípio os alunos apresentaram dificuldade em formular e resolver equações. Com o modelo de Polya empregado, identificou-se que os mesmos passaram a compreender melhor o enunciado, influenciando diretamente na formulação da equação. A vivência contínua de situações-problema que estimulem o interesse do aluno, como as adotadas nos enigmas de Neper, permitiram ao educando relacionar problemas com a mesma representação algébrica e promoveu discussão em grupo sobre as possibilidades de resolução, contribuindo para a construção do conhecimento. Verifica-se que a Resolução de Problemas se trata de uma abordagem eficiente para o ensino de equações do 1º grau por instigar o senso de curiosidade no discente, produzir significado ao conteúdo abordado e, por meio do modelo de Polya, contribuir para o desenvolvimento de aspectos cognitivos como a interpretação e percepção.

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