Este estudo se constitui em um relato de experiência vivenciado através do componente curricular Estágio Supervisionado II, referente ao curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo geral de analisar a Resolução de Problemas como metodologia de ensino de equações do 1º grau. Para tanto, realizou-se o estágio numa turma do 7º ano do Ensino Fundamental, numa Escola Estadual da cidade de Santa Cruz do Capibaribe- PE, onde a Resolução de Problemas foi adotada na explanação do conteúdo mencionado, cumprindo-se as etapas de diagnose, observação, participação e regência. Na análise dos resultados, percebeu-se que a princípio os alunos apresentaram dificuldade em formular e resolver equações. Com o modelo de Polya empregado, identificou-se que os mesmos passaram a compreender melhor o enunciado, influenciando diretamente na formulação da equação. A vivência contínua de situações-problema que estimulem o interesse do aluno, como as adotadas nos enigmas de Neper, permitiram ao educando relacionar problemas com a mesma representação algébrica e promoveu discussão em grupo sobre as possibilidades de resolução, contribuindo para a construção do conhecimento. Verifica-se que a Resolução de Problemas se trata de uma abordagem eficiente para o ensino de equações do 1º grau por instigar o senso de curiosidade no discente, produzir significado ao conteúdo abordado e, por meio do modelo de Polya, contribuir para o desenvolvimento de aspectos cognitivos como a interpretação e percepção.