RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48951 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 413 "inscrito_id" => 6260 "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU" "resumo" => "Este estudo se constitui em um relato de experiência vivenciado através do componente curricular Estágio Supervisionado II, referente ao curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo geral de analisar a Resolução de Problemas como metodologia de ensino de equações do 1º grau. Para tanto, realizou-se o estágio numa turma do 7º ano do Ensino Fundamental, numa Escola Estadual da cidade de Santa Cruz do Capibaribe- PE, onde a Resolução de Problemas foi adotada na explanação do conteúdo mencionado, cumprindo-se as etapas de diagnose, observação, participação e regência. Na análise dos resultados, percebeu-se que a princípio os alunos apresentaram dificuldade em formular e resolver equações. Com o modelo de Polya empregado, identificou-se que os mesmos passaram a compreender melhor o enunciado, influenciando diretamente na formulação da equação. A vivência contínua de situações-problema que estimulem o interesse do aluno, como as adotadas nos enigmas de Neper, permitiram ao educando relacionar problemas com a mesma representação algébrica e promoveu discussão em grupo sobre as possibilidades de resolução, contribuindo para a construção do conhecimento. Verifica-se que a Resolução de Problemas se trata de uma abordagem eficiente para o ensino de equações do 1º grau por instigar o senso de curiosidade no discente, produzir significado ao conteúdo abordado e, por meio do modelo de Polya, contribuir para o desenvolvimento de aspectos cognitivos como a interpretação e percepção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MODELO DE POLYA, EQUAÇÃO DO 1º GRAU" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6260_01082018105137.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REINIELE ALVES DE LIMA MARINHO" "autor_nome_curto" => "REINIELE ALVES DE LIMA MARINHO" "autor_email" => "reinieleadm@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48951 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 413 "inscrito_id" => 6260 "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU" "resumo" => "Este estudo se constitui em um relato de experiência vivenciado através do componente curricular Estágio Supervisionado II, referente ao curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo geral de analisar a Resolução de Problemas como metodologia de ensino de equações do 1º grau. Para tanto, realizou-se o estágio numa turma do 7º ano do Ensino Fundamental, numa Escola Estadual da cidade de Santa Cruz do Capibaribe- PE, onde a Resolução de Problemas foi adotada na explanação do conteúdo mencionado, cumprindo-se as etapas de diagnose, observação, participação e regência. Na análise dos resultados, percebeu-se que a princípio os alunos apresentaram dificuldade em formular e resolver equações. Com o modelo de Polya empregado, identificou-se que os mesmos passaram a compreender melhor o enunciado, influenciando diretamente na formulação da equação. A vivência contínua de situações-problema que estimulem o interesse do aluno, como as adotadas nos enigmas de Neper, permitiram ao educando relacionar problemas com a mesma representação algébrica e promoveu discussão em grupo sobre as possibilidades de resolução, contribuindo para a construção do conhecimento. Verifica-se que a Resolução de Problemas se trata de uma abordagem eficiente para o ensino de equações do 1º grau por instigar o senso de curiosidade no discente, produzir significado ao conteúdo abordado e, por meio do modelo de Polya, contribuir para o desenvolvimento de aspectos cognitivos como a interpretação e percepção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MODELO DE POLYA, EQUAÇÃO DO 1º GRAU" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6260_01082018105137.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REINIELE ALVES DE LIMA MARINHO" "autor_nome_curto" => "REINIELE ALVES DE LIMA MARINHO" "autor_email" => "reinieleadm@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }