Esse trabalho trata-se de uma pesquisa em andamento a qual tem como objetivo a (RE) significação dos conceitos de lugar, região, território, rede e paisagem, em ambiente ao ar livre para crianças a partir do espaço vivido da mesma. Objetivamos com esse trabalho, construir o conhecimento dos conceitos geográficos com aos alunos do grupo de estudos, os alunos das escolas de campo e professores de geografia das escolas e que os discentes envolvidos tornem-se pesquisador. Assim, imbricando nesta euforia em (RE)-significar a construção do conhecimento da Geografia, trabalharemos utilizando a tendência contemporânea, a educação ao ar Livre, no intuito de aproveitá-las e reuni-las ao ensino da geografia, criando novos desafios didáticos. Desde modo buscamos construir uma relação com o mundo associada com os conhecimentos numa interação dialética.De forma contemporânea trabalhar os conceitos chaves da geografia através de oficinas em ambiente ao ar livre permite um aprendizado mais eficaz, tendo em vista que a pratica ao ar livre proporciona mais eficácia para a criança, pois a mesma toma como entendimento daquilo que foi visto em sala de aula através da observação do ambiente externo. Através do lúdico ao ar livre a criança aprende a correlacionar os conceitos geográficos com o seu entorno, ou seja, através da ludicidade a mesma começa a assimilar e adquirir conhecimentos que visam à compreensão do conhecimento do seu espaço vital.