No tocante à formação dos professores de Educação Física observa-se que há algumas dificuldades para interpretar a sua especificidade e delimitar o trabalho docente, pois o curso de Educação Física possibilita duas formações distintas: Licenciatura e Bacharelado. Contudo, ambas são profissões em que é fundamental que o profissional atue como mediador do conhecimento em prol do seu aluno. Assim, a pesquisa teve por objetivo investigar os trabalhos de conclusão dos egressos do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Sousa, analisando se os mesmos apresentavam discussões voltadas para o ensino de Educação Física e se condiziam com a formação na qual estavam inseridos. A presente investigação embasou-se numa pesquisa quali-quantitativa, de carácter documental e bibliográfico. Os documentos que fundamentaram a investigação foram o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Licenciatura em Educação Física do IFPB – Campus Sousa e os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s). O estudo baseou-se no pensamento de autores, como: Barros (1995), Castellani Filho (2005), Taffarel (2007), Sarmento e Fossati (2011). Foi realizada análise com base em todos os TCC’s apresentados desde a criação do curso em 2013. Os resultados encontrados foram que dos trinta e seis TCC´s defendidos, apenas cinco são voltados para o ensino/aprendizagem e que os outros 31 são voltados para áreas diversas do curso. Como possíveis causas apontam-se: a antiga matriz curricular, a formação dos professores que lecionam no curso, o mercado de trabalho não atrativo para a docência, dentre outras.