Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre Educação Matemática na Educação de jovens e adultos - EJA na perspectiva da Andragogia e alguns mecanismos cognitivos advindos de algumas teorias de aprendizagem, com uma turma de alunos de uma escola pública de Goiana - PE. O objetivo geral é investigar os efeitos de uma atividade baseada nestas teorias com foco na Andragogia na aprendizagem de jovens e adultos sobre frações e as nomenclaturas das propriedades geométricas utilizando o paquímetro e alguns polígonos, poliedros e medidas de parafusos obtidos em lojas de ferragens. Fundamentamos o trabalho nas discussões de um grupo de professores sobre o ensino e a aprendizagem Matemática para Jovens e Adultos, nossas preocupações maiores estavam relacionadas às teorias de aprendizagem mais vigentes e as contribuições da Andragogia no público da EJA. Concluímos pela validade do uso da teoria Andragógica como um mecanismo facilitador da aprendizagem dos alunos da EJA, e pela necessidade de adequar as atividades, e ainda, aprofundar mais pesquisas e material sobre a temática em estudo.