Pertinente à da área de interesse do Grupo de Pesquisa em Tradições Culturais – GPTCULT, este artigo dedica-se ao relato e análise conceitual de significativa experiência vivenciada e observada ao longo de atividades institucionais internas e de extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA, Campus Codó, envolvendo literatura e sociedade no contexto do ensino médio. O tema foi despertado e construiu-se em razão de algumas atividades de extensão das quais participou-se por dois anos no exercício da disciplina Português para as turmas do Ensino Médio desse instituto. Como pressuposto teórico, trazem-se à tona as ideias de Luiz Antônio Marcuschi, no artigo intitulado “Da fala para a escrita: atividades de re-textualização”, que, em síntese, propõe que o letramento, muito mais do que a alfabetização, configura-se como a expressão social consciente que se constrói por meio da apropriação dos saberes que se consolidam na aquisição do domínio cidadão da leitura e da elaboração e uso dos gêneros textuais. Outro aspecto que se analisa em paralelo é também a construção de uma forte marca de identidade social que se pode vislumbrar nas entrelinhas das vivências culturais codoenses. Para este ângulo da análise, serão trazidas as ideias de Stuart Hall e Kathryn Woodward acerca das identidades sociais. Além dos relatos e análises, pretende-se contribuir para a proposição, talvez inédita, de um novo sentido e conceito a ser agregado ao termo sarau, concepção renovada que se observou gestada tanto nas experiências escolares codoenses das escolas anfitriãs quanto no próprio Instituto Federal.