Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM AULAS CONTEXTUALIZADAS NA TURMA DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: PROEJA, QUÍMICA, FERRAMENTAS DIDÁTICAS Pôster (PO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
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      vigente tem sido a inclusão social nos espaços escolares regulares, tanto de cidadãos que\r\n
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      completaram uma das etapas da Educação Básica na faixa etária regular decorrente da\r\n
      modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos - EJA. Em concernência ao ensino\r\n
      de Química, algumas problemáticas são encontradas, pois muitos docentes não levam\r\n
      em conta o conhecimento dos discentes trazidos ao longo da vida, priorizando aulas\r\n
      meramente expositivas e teóricas. Desse modo, o objetivo foi desenvolver numa turma\r\n
      do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a\r\n
      Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) do Curso Técnico\r\n
      em Recursos Pesqueiros, uma proposta metodológica que contemple as carências\r\n
      educacionais deste público. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se nas investigações\r\n
      qualitativas, quantitativas e participantes. Com isso, as ferramentas didáticas utilizadas\r\n
      nessas práxis, como, a contextualização e o uso das TICS, mostram-se eficientes e\r\n
      exitosas, pois facilitaram e potencializaram o ensino de Química para o público de\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Um dos construtos sociopolíticos mais debatidos/difundidos na legislação vigente tem sido a inclusão social nos espaços escolares regulares, tanto de cidadãos que apresentam alguma especificidade sensorial/motora/cognitiva, como os que não completaram uma das etapas da Educação Básica na faixa etária regular decorrente da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos - EJA. Em concernência ao ensino de Química, algumas problemáticas são encontradas, pois muitos docentes não levam em conta o conhecimento dos discentes trazidos ao longo da vida, priorizando aulas meramente expositivas e teóricas. Desse modo, o objetivo foi desenvolver numa turma do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros, uma proposta metodológica que contemple as carências educacionais deste público. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se nas investigações qualitativas, quantitativas e participantes. Com isso, as ferramentas didáticas utilizadas nessas práxis, como, a contextualização e o uso das TICS, mostram-se eficientes e exitosas, pois facilitaram e potencializaram o ensino de Química para o público de jovens e adultos, correlacionando-o com a vivência dos alunos.

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