Este trabalho compõe uma pesquisa de mestrado voltada para a Educação Ambiental e possíveis metodologias a serem aplicadas nas aulas de Geografia. Partimos de uma perspectiva conceitual, considerando necessário compreender as bases teóricas, os percursos históricos e as perspectivas legais como alicerces da prática pedagógica. Esta pesquisa fundamenta-se nas exigências legais que determinam a presença da EA em todos os níveis de ensino, além de buscar contextualizar a temática ambiental, já que Anajatuba faz parte de uma área de proteção ambiental (APA) da Baixada maranhense, sendo, desta forma, um ambiente que possui considerável biodiversidade, potencial hídrico e comunidades tradicionais. Nesse sentido, o locus da pesquisa é o Centro de Ensino Nina Rodrigues, localizado no município de Anajatuba – MA. Realizamos entrevistas com professores e com a direção e aplicamos questionários com alunos do 3º ano do ensino médio, assim como realizamos observações e diagnósticos sustentados pelo aporte teórico. Além disso, pudemos analisar também os instrumentos legais e o projeto político pedagógico da escola. Diante desse contexto, não observamos nenhuma ação nem por parte do poder público e nem dos agentes escolares voltadas para inserção e promoção da EA no chão da escola. Os próximos passos serão direcionados para a realização de oficinas e análises dos questionários dos alunos. Por fim, a pesquisa tem mostrado que trabalhar a EA no ambiente escolar é um processo complexo que exige investimento na estrutura física e na formação de professores, bem como reflexões constantes do fazer pedagógico.