Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: TRAÇANDO UM PANORAMA DOS TRABALHOS DO CONEDU

Palavra-chaves: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, ANOS INICIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48040
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2522
    "inscrito_id" => 10511
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: TRAÇANDO UM PANORAMA DOS TRABALHOS DO CONEDU"
    "resumo" => "Este estudo analisou como o Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) nos anos inicias vem sendo abordado nos trabalhos apresentados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Para isso, foi realizado um levantamento nos anais do evento da 1ª a 4ª edição (2014 a 2017). Nesse levantamento foi identificado 17 artigos relacionados à temática Ensino por Investigação, 3 artigos foram selecionados para uma análise mais aprofundada quanto a sua metodologia, objetivos, principais resultados e conclusões. Constatou-se que a quantidade de trabalhos relacionados ao ENCI é baixa, e o que concerne aos anos inicias, especificamente, a quantidade de produções diminui. Tal fato evidencia a necessidade de se realizar mais estudos dessa abordagem nessa etapa de ensino, tendo em vista a sua relevância na educação das crianças. Além disso, refletir sobre a formação dos professores para atuar em favor do protagonismo do aluno na construção do conhecimento científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, ANOS INICIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10511_10092018131917.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "aline_oliveiracunha@hotma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48040
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2522
    "inscrito_id" => 10511
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: TRAÇANDO UM PANORAMA DOS TRABALHOS DO CONEDU"
    "resumo" => "Este estudo analisou como o Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) nos anos inicias vem sendo abordado nos trabalhos apresentados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Para isso, foi realizado um levantamento nos anais do evento da 1ª a 4ª edição (2014 a 2017). Nesse levantamento foi identificado 17 artigos relacionados à temática Ensino por Investigação, 3 artigos foram selecionados para uma análise mais aprofundada quanto a sua metodologia, objetivos, principais resultados e conclusões. Constatou-se que a quantidade de trabalhos relacionados ao ENCI é baixa, e o que concerne aos anos inicias, especificamente, a quantidade de produções diminui. Tal fato evidencia a necessidade de se realizar mais estudos dessa abordagem nessa etapa de ensino, tendo em vista a sua relevância na educação das crianças. Além disso, refletir sobre a formação dos professores para atuar em favor do protagonismo do aluno na construção do conhecimento científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, ANOS INICIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10511_10092018131917.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "aline_oliveiracunha@hotma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este estudo analisou como o Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) nos anos inicias vem sendo abordado nos trabalhos apresentados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Para isso, foi realizado um levantamento nos anais do evento da 1ª a 4ª edição (2014 a 2017). Nesse levantamento foi identificado 17 artigos relacionados à temática Ensino por Investigação, 3 artigos foram selecionados para uma análise mais aprofundada quanto a sua metodologia, objetivos, principais resultados e conclusões. Constatou-se que a quantidade de trabalhos relacionados ao ENCI é baixa, e o que concerne aos anos inicias, especificamente, a quantidade de produções diminui. Tal fato evidencia a necessidade de se realizar mais estudos dessa abordagem nessa etapa de ensino, tendo em vista a sua relevância na educação das crianças. Além disso, refletir sobre a formação dos professores para atuar em favor do protagonismo do aluno na construção do conhecimento científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.