: A pesquisa consiste numa investigação de natureza qualitativa, para conhecer quais as características do fenômeno do incentivo dado a estudantes, de escolas públicas e privadas, nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Física em Pernambuco. Teoricamente toma como referência a literatura sobre altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade a partir do modelo conceitual de Joseph Renzulli, que é a Teoria dos Três Anéis. Esse modelo teórico define uma pessoa com AH/SD como aquela que apresenta comportamento que se expressa nos seguintes aspectos: a) desempenho acima da média; b) comprometimento com a tarefa; e c) criatividade. Ainda de Renzulli, assume o Modelo Triádico de Enriquecimento Extracurricular que propõe formas de atividades para pessoas com Altas Habilidades/Superdotação em três níveis, chamados de Tipo I, II e III. Considera por pressuposto, que as Olimpíadas científicas são tarefas muito semelhantes às formas de atividades propostas por Renzulli no Tipo II, do seu modelo de Enriquecimento Extracurricular, pois têm o propósito de desenvolver o pensamento crítico, problematizar ideias e organizar o raciocínio científico. Apresenta discussão de pesquisa sobre algumas Olimpíadas no campo da Astronomia e da Física que existem no Brasil e em Pernambuco, tais como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), Olimpíada Brasileira de Física (OBF), Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA) e Olimpíada Pernambucana de Física (OPEF). A principal fonte de dados foram os Regulamentos dessas olimpíadas, contidos nos sites oficiais. Observou-se que existem Olimpíadas de Física e Astronomia em nível Federal e regional.