TALENTO, CRIATIVIDADE E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NAS OLÍMPIADAS BRASILEIRAS DE FÍSICA E ASTRONOMIA: UM ESTUDO SOBRE UM INCENTIVO A CIÊNCIA JOVEM EM PERNAMBUCO
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Teoricamente toma como referência a literatura sobre altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade a partir do modelo conceitual de Joseph Renzulli, que é a Teoria dos Três Anéis. Esse modelo teórico define uma pessoa com AH/SD como aquela que apresenta comportamento que se expressa nos seguintes aspectos: a) desempenho acima da média; b) comprometimento com a tarefa; e c) criatividade. Ainda de Renzulli, assume o Modelo Triádico de Enriquecimento Extracurricular que propõe formas de atividades para pessoas com Altas Habilidades/Superdotação em três níveis, chamados de Tipo I, II e III. Considera por pressuposto, que as Olimpíadas científicas são tarefas muito semelhantes às formas de atividades propostas por Renzulli no Tipo II, do seu modelo de Enriquecimento Extracurricular, pois têm o propósito de desenvolver o pensamento crítico, problematizar ideias e organizar o raciocínio científico. 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