O Ensino de Química vem passando por constantes transformações para tentar facilitar o ensino dessa ciência tanto no Ensino Médio como em cursinhos preparatórios para o ENEM. Nesse sentindo, é interesse fazer uso de novas ferramentas, como os simuladores gráficos, pois não requerem um alto custo, devido alguns simuladores estarem disponíveis de forma gratuita na internet, como também, por não necessitarem de muito tempo para serem executados. Dessa forma, este trabalho visa investigar as percepções dos alunos sobre o uso de simuladores gráficos como ferramenta facilitadora no ensino de química, em uma turma de um curso preparatório (PVS) oferecido como parte de um projeto de extensão do Centro de Educação e Saúde da UFCG. A metodologia usada consistiu, inicialmente, na observação feita pela professora sobre a participação e empenho dos alunos, durante as aulas, seguida da realização de dois encontros, abordando os principais conceitos sobre funções inorgânicas e equações químicas, utilizando os simuladores gráficos, e, posteriormente, foi aplicado um questionário contendo cinco perguntas objetivas, referentes ao método utilizado. Dessa forma, os resultados foram bastante significativos, pois evidenciou um grande entusiasmo e interesse dos alunos durante às aulas, assim como, demonstrou contribuir de forma relevante para a compreensão dos conceitos estudados.