O ensino de Botânica é marcado por diversos problemas, principalmente com relação a falta de interesse dos discentes e o desafio em desenvolver atividades que despertem o interesse dos alunos por este tipo de conteúdo. Neste contexto, o uso de modelos didáticos surge como uma ferramenta para facilitar o processo de ensino aprendizagem de forma a tornar o ensino de Botânica atrativo para os discentes. Visando ampliar a reflexão acerca da aprendizagem significativa dos discentes do curso de Biologia do IFRN – Campus Macau, o presente trabalho teve por objetivo analisar a influência desses modelos no ensino dos principais grupos das angiospermas (monocotiledôneas e eudicotiledôneas). Para este fim, foi realizado um estudo investigativo utilizando dois questionários formulados no Google Forms e respondidos pelos alunos de forma online, bem como a aplicação de modelos didáticos em sala de aula. Verificou-se que os modelos trouxeram resultados positivos tanto no que concerne ao resgate de conceitos e efetivação da aprendizagem quanto na melhor assimilação do conteúdo por meio do uso dos modelos didáticos.