Esta pesquisa tem como objeto de estudo a orientação recebida pelos alunos ingressantes no Curso de Informática do IFMA-Campus Coelho Neto, para realização de atividades que utilizam os recursos tecnológicos como suporte, seja no ambiente escolar ou extraescolar, a fim de caracterizar de que forma esses alunos utilizam esses recursos. Utilizamos como embasamento teórico, sobretudo, Coscarelli (2009); Freitas (2010); Rojo (2013) e Saito; Ribeiro (2013), no que tange aos letramentos digitais; Oliveira (2015), acerca da importância desses letramentos no processo de ensino-aprendizagem e IFMA (2014, 2017), para respaldar a discussão sobre Ensino Médio Integrado. Participaram desta pesquisa 60 alunos de duas turmas do Curso Técnico em Informática. Constatamos que em ambas as turmas a orientação para o uso das tecnologias foram percebidas pelos alunos como sendo superficial e restrita. Em geral, a orientação ocorre para uso dos programas e/ou aplicativos, e também por indicação de sites e programas. Em sala de aula o aplicativo GeoGebra prevalece como tecnologia utilizada. Já no espaço extraclasse, percebemos a reincidência do uso de aplicativos e computadores, mas alguns dos alunos alegam não haver orientação para uso de datashow e notebook, nem para pesquisa. Os alunos alegaram dificuldade para uso de programas e/ou aplicativos de formatação e elaboração de trabalhos escolares (Word, Excel, PowerPoint). Notamos que cerca da metade dos discentes afirmam não ter dificuldade para uso de tecnologia, enquanto a outra metade declara ter, embora ocasionalmente, por isso é necessário que sejam capacitados para uso eficiente desses recursos.