Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPENSANDO A ENSINAGEM NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS/CAMPUS I: VOZES DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS

Palavra-chaves: ENSINO, LITERATURA, FORMAÇÃO, LEITORES, LEITORES Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48927
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4016
    "inscrito_id" => 10992
    "titulo" => "REPENSANDO A ENSINAGEM NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS/CAMPUS I: VOZES DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS"
    "resumo" => "Nos últimos anos, a discussão acerca do ensino de literatura tem despertado o interesse de muitos estudiosos pertencentes às áreas de Letras, Linguística, Educação e Artes sobre  produção, circulação e recepção de textos literários em ambiente escolar ou fora dele.   De uma forma geral, os resultados dessas reflexões apontam que o ensino de literatura, ainda, não tem alcançado os objetivos de formar leitores de textos literários, nem consolidado hábitos de leitura, nem muito menos a função de (re) construir a palavra que nos humaniza. Neste contexto, analisaremos o processo de ensinagem de Literatura a partir das produções dos acadêmicos de Letras no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Faremos um estudo teórico do gênero crônica que é um dos gêneros trabalhados no curso de letras e na referida pesquisa a fim de analisar as vozes dos acadêmicos presentes nas produções responsivas ativas deles aqui selecionadas buscando verificar como o graduando utiliza a escrita literária em seus discursos, bem como, teceremos algumas considerações sobre a metodologia utilizada pelos professores no processo de ensinagem de Literatura no âmbito do curso de letras da UNEAL. Através deste estudo tencionamos refletir sobre as questões de metodologia de ensino de literatura no curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas, objetivando compreender a maneira que os graduandos apreendem os conhecimentos literários. Nossa fala está fundamentada em discussões sobre os novos letramentos acadêmicos e amparada nos estudos da linguagem, especialmente na noção de dialogismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA, FORMAÇÃO, LEITORES, LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID10992_17092018162820.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE"
    "autor_email" => "linebarros21@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48927
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4016
    "inscrito_id" => 10992
    "titulo" => "REPENSANDO A ENSINAGEM NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS/CAMPUS I: VOZES DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS"
    "resumo" => "Nos últimos anos, a discussão acerca do ensino de literatura tem despertado o interesse de muitos estudiosos pertencentes às áreas de Letras, Linguística, Educação e Artes sobre  produção, circulação e recepção de textos literários em ambiente escolar ou fora dele.   De uma forma geral, os resultados dessas reflexões apontam que o ensino de literatura, ainda, não tem alcançado os objetivos de formar leitores de textos literários, nem consolidado hábitos de leitura, nem muito menos a função de (re) construir a palavra que nos humaniza. Neste contexto, analisaremos o processo de ensinagem de Literatura a partir das produções dos acadêmicos de Letras no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Faremos um estudo teórico do gênero crônica que é um dos gêneros trabalhados no curso de letras e na referida pesquisa a fim de analisar as vozes dos acadêmicos presentes nas produções responsivas ativas deles aqui selecionadas buscando verificar como o graduando utiliza a escrita literária em seus discursos, bem como, teceremos algumas considerações sobre a metodologia utilizada pelos professores no processo de ensinagem de Literatura no âmbito do curso de letras da UNEAL. Através deste estudo tencionamos refletir sobre as questões de metodologia de ensino de literatura no curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas, objetivando compreender a maneira que os graduandos apreendem os conhecimentos literários. Nossa fala está fundamentada em discussões sobre os novos letramentos acadêmicos e amparada nos estudos da linguagem, especialmente na noção de dialogismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA, FORMAÇÃO, LEITORES, LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID10992_17092018162820.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE"
    "autor_email" => "linebarros21@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Nos últimos anos, a discussão acerca do ensino de literatura tem despertado o interesse de muitos estudiosos pertencentes às áreas de Letras, Linguística, Educação e Artes sobre produção, circulação e recepção de textos literários em ambiente escolar ou fora dele. De uma forma geral, os resultados dessas reflexões apontam que o ensino de literatura, ainda, não tem alcançado os objetivos de formar leitores de textos literários, nem consolidado hábitos de leitura, nem muito menos a função de (re) construir a palavra que nos humaniza. Neste contexto, analisaremos o processo de ensinagem de Literatura a partir das produções dos acadêmicos de Letras no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Faremos um estudo teórico do gênero crônica que é um dos gêneros trabalhados no curso de letras e na referida pesquisa a fim de analisar as vozes dos acadêmicos presentes nas produções responsivas ativas deles aqui selecionadas buscando verificar como o graduando utiliza a escrita literária em seus discursos, bem como, teceremos algumas considerações sobre a metodologia utilizada pelos professores no processo de ensinagem de Literatura no âmbito do curso de letras da UNEAL. Através deste estudo tencionamos refletir sobre as questões de metodologia de ensino de literatura no curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas, objetivando compreender a maneira que os graduandos apreendem os conhecimentos literários. Nossa fala está fundamentada em discussões sobre os novos letramentos acadêmicos e amparada nos estudos da linguagem, especialmente na noção de dialogismo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.