Resumo:
A prática pedagógica do professor é resultado das suas determinações constitutivas construídas no decorrer do processo histórico-cultural. Mediante a esse argumento, o presente artigo teve como objetivo apreender as significações docentes acerca de recursos pedagógicos vivenciados na exposição tátil “O mundo em nossas mãos” na perspectiva de contribuir com conhecimentos para prática pedagógica inclusiva. O trabalho se fundamentou na Psicologia Sócio-Histórica (PSH). Participaram da pesquisa 12 professores, sendo 3 da Educação Superior e 9 da Educação Básica, dentre esses 5 eram do Atendimento Educacional Especializado - AEE. Como instrumento para produção de dados, foi utilizada uma entrevista estruturada, realizada após a vivência da exposição tátil e ainda com os olhos vendados. Para a análise dos dados, foram utilizados os Núcleos de Significação (NS). Os resultados apresentados no NS “Ampliar nossa sensibilidade e as possibilidades de ensino inclusivo é fundamental” revelaram que para os docentes a inclusão educacional acontece quando a atividade envolve todos os alunos e que recursos pedagógicos acessíveis devem fazer parte sala de aula regular, visto que esta é um dos principais ambiente educacional onde a inclusão deve acontecer. Contudo, as significações docentes acerca de uma vivência pedagógica na perspectiva inclusiva revelaram que os recursos pedagógicos que dão aporte para a autonomia do aluno com deficiência de realizar suas atividades é uma necessidade para uma educação inclusiva.