O presente artigo vem apresentar uma ferramenta para inclusão educacional de alunos com deficiência visual, dada a dificuldades que apresentam na abstração no ensino de física. Com o desejo de unir a teoria e prática realizamos um trabalho com uma abordagem experimental, vendo necessidade e dispor de poucos materiais didáticos para expor determinados conteúdos, trazendo assim, dificuldades para aprendizagem, tanto a alunos videntes com deficientes visuais. A ferramenta consiste em um experimento de um pêndulo simples que apresenta na sua composição um dispositivo eletrônico acoplado emitindo um sinal sonoro, assunto de pêndulo simples que é abordado em movimento harmônico simples, onde uma das nossas idéias principais é dá uma noção de período, abrangendo a necessidade de todos os alunos, como também de uma ferramenta a mais para o professor na sala de aula. O experimento foi montado com o pensamento também naqueles que não apresenta condições para adquirir determinados materiais para suas aulas, usando materiais no experimento de fácil acesso, baixo custo, durabilidade e versatilidade, sendo assim, escolhido o uso do Arduíno, dispositivo que possibilita a formulação de diversos aparelhos e experimentos, que no experimento em questão vem apresentar um sinal sonoro, incluindo nas atividades tanto alunos videntes como deficientes visuais.