Geralmente as aulas de sexualidade no ensino fundamental baseia-se somente nas questões morfológicas e fisiológicas do corpo humano, na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e de gravidez, porém diante da grave crise que vive a nossa sociedade é urgente se trabalhar em sala de aula questões sobre gênero, sexismo, machismo e feminismo. Os adolescentes são bombardeados com informações sexistas, é preciso desenvolver atividades em que tenham vez e voz de se expressarem quanto a este aspecto social. O presente artigo apresenta um relato de experiência de uma atividade desenvolvida com estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental. Os discentes foram divididos em grupos de meninas e meninos e convidados e colocarem em uma folha de papel o que pensavam sobre o papel da mulher na sociedade atual. Em seguida, os grupos deveriam expor suas respostas e realizado o debate. As respostas entre os grupos foram muito discrepantes, em geral as meninas apresentaram discursos empoderados e feministas os meninos estereotipados e machistas. Diante dos resultados é urgente o desenvolvimento de ações de trabalho das questões de gênero em sala de aula.