Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE SER DE UM HOMEM GAY E PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: EXPERIÊNCIA, PROFESSOR, ESCOLA, ANOS INICIAIS, ANOS INICIAIS Comunicação Oral (CO) GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48924
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 184
    "inscrito_id" => 4177
    "titulo" => "RELATOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE SER DE UM HOMEM GAY E PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Apresenta-se um recorte de tese defendida em 2016, desenvolvida com quatro professores dos anos iniciais em duas cidades do interior do RS. Traz percepções de um jovem professor que ao expressar sua homossexualidade sofreu preconceito de seus/suas colegas quando se apresentou na escola para exercer a docência. Trata das relações que se estabeleceram desde o seu ingresso na escola, analisando como o fato de ser gay repercutiu entre os/as estudantes e colegas. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas, observações e questionário, examinando-se os dados com a análise de conteúdo, de Bardin (2009). Os Estudos de Gênero, serviram como referencial teórico-analítico. Observou-se que o professor tem uma prática distante daquelas que dominam a docência masculina ao partilhar das ideias de cuidado, atenção e afeto, geralmente associadas com a docência feminina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, PROFESSOR, ESCOLA, ANOS INICIAIS, ANOS INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID4177_27062018202441.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMÉLIA TERESINHA BRUM DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "AMÉLIA"
    "autor_email" => "ameliabrum@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48924
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 184
    "inscrito_id" => 4177
    "titulo" => "RELATOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE SER DE UM HOMEM GAY E PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Apresenta-se um recorte de tese defendida em 2016, desenvolvida com quatro professores dos anos iniciais em duas cidades do interior do RS. Traz percepções de um jovem professor que ao expressar sua homossexualidade sofreu preconceito de seus/suas colegas quando se apresentou na escola para exercer a docência. Trata das relações que se estabeleceram desde o seu ingresso na escola, analisando como o fato de ser gay repercutiu entre os/as estudantes e colegas. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas, observações e questionário, examinando-se os dados com a análise de conteúdo, de Bardin (2009). Os Estudos de Gênero, serviram como referencial teórico-analítico. Observou-se que o professor tem uma prática distante daquelas que dominam a docência masculina ao partilhar das ideias de cuidado, atenção e afeto, geralmente associadas com a docência feminina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, PROFESSOR, ESCOLA, ANOS INICIAIS, ANOS INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID4177_27062018202441.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMÉLIA TERESINHA BRUM DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "AMÉLIA"
    "autor_email" => "ameliabrum@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Apresenta-se um recorte de tese defendida em 2016, desenvolvida com quatro professores dos anos iniciais em duas cidades do interior do RS. Traz percepções de um jovem professor que ao expressar sua homossexualidade sofreu preconceito de seus/suas colegas quando se apresentou na escola para exercer a docência. Trata das relações que se estabeleceram desde o seu ingresso na escola, analisando como o fato de ser gay repercutiu entre os/as estudantes e colegas. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas, observações e questionário, examinando-se os dados com a análise de conteúdo, de Bardin (2009). Os Estudos de Gênero, serviram como referencial teórico-analítico. Observou-se que o professor tem uma prática distante daquelas que dominam a docência masculina ao partilhar das ideias de cuidado, atenção e afeto, geralmente associadas com a docência feminina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.