O presente trabalho aborda a importância do processo ensino aprendizagem sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. A pesquisa terá como foco o estudo da história política brasileira entre os anos de 1941 a 1945 mostrando a estratégia getulista de manter a neutralidade em relação à posição do Brasil no período do conflito, até obter vantagens comerciais. Foram caracterizados grandes feitos da participação brasileira não apenas com o apoio diplomático, a participação aconteceu sim e merece grande destaque nas aulas de história. Não apenas lendo pequenos textos contidos nos livros didáticos, infelizmente essa parte da nossa história ainda não tem o devido respeito e valor quanto a sua grande importância, e é necessário que o professor de história mude este conceito empregado em alguns livros, trazendo outros recursos para trabalhar este tema com seus alunos em sala de aula. São disponíveis via internet documentários, uso de imagens, entrevistas com ex-combatentes da FEB, filmes que retratam a trajetória do Brasil no momento do conflito, todo esse material pode e deve ser mostrado em sala. Todos esses recursos são necessários para desconstruir conceitos sobre esse envolvimento brasileiro e evidenciar junto aos alunos que essa participação foi um dos momentos mais tensos e importantes no contexto de uma nova redemocratização, ou seja, a volta da democracia.
Palavras–chave: Brasil, história, recursos, Segunda Guerra Mundial.