SAMPAIO, Ligia Maria Tavares et al.. Formação do professor na educação inclusiva e tea. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47475>. Acesso em: 22/12/2024 16:30
Nossa proposta é discutir sobre a formação do professor na educação inclusiva com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sabemos que a educação inclusiva deve ser ofertada no ensino regular com o propósito de incluir o aluno com necessidades educativas especiais e para isso acontecer a escola deve ser adaptada ao aluno, de acordo com suas necessidades, sendo este um desafio. A partir dessa compreensão, investigaremos a formação do professor que tem importância basilar para que a inclusão aconteça, para que a aprendizagem seja possível na sala de aula e ocorra uma boa convivência no espaço escolar. A parceria do professor e “mediador” e as atividades adaptadas devem permear todo processo do ensino-aprendizagem. Como se dá a formação continuada dos professores? Quais são as condições do trabalho pedagógico dos professores na educação inclusiva? A metodologia é a bibliográfica, fazendo leituras e análises de pesquisa de autores como CUNHA (2011), MIRANDA & GALVÃO FILHO (2012), DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994), BUENO (2009), colocando um pouco da nossa prática, no Grupo de Estudo na Universidade Regional do Cariri – URCA, no Projeto de leitura e inclusão e no projeto de alfabetização na AMA-Cariri, que são voltadas para a inclusão com ênfase de alunos com TEA. Os resultados apontam a necessidade de maiores investimentos na formação de professores voltados para inclusão, destacando os alunos com TEA, o professor é peça fundamental nesse processo e o uso do material pedagógico para atividades adaptadas dão novas esperanças à aprendizagem.