FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TEA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47475 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3516 "inscrito_id" => 90 "titulo" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TEA" "resumo" => """ Nossa proposta é discutir sobre a formação do professor na educação inclusiva com\r\n ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sabemos que a educação inclusiva deve ser\r\n ofertada no ensino regular com o propósito de incluir o aluno com necessidades educativas\r\n especiais e para isso acontecer a escola deve ser adaptada ao aluno, de acordo com suas\r\n necessidades, sendo este um desafio. A partir dessa compreensão, investigaremos a formação do\r\n professor que tem importância basilar para que a inclusão aconteça, para que a aprendizagem seja\r\n possível na sala de aula e ocorra uma boa convivência no espaço escolar. A parceria do professor\r\n e “mediador” e as atividades adaptadas devem permear todo processo do ensino-aprendizagem.\r\n Como se dá a formação continuada dos professores? Quais são as condições do trabalho\r\n pedagógico dos professores na educação inclusiva? A metodologia é a bibliográfica, fazendo\r\n leituras e análises de pesquisa de autores como CUNHA (2011), MIRANDA & GALVÃO\r\n FILHO (2012), DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994), BUENO (2009), colocando um\r\n pouco da nossa prática, no Grupo de Estudo na Universidade Regional do Cariri – URCA, no\r\n Projeto de leitura e inclusão e no projeto de alfabetização na AMA-Cariri, que são voltadas para a\r\n inclusão com ênfase de alunos com TEA. Os resultados apontam a necessidade de maiores\r\n investimentos na formação de professores voltados para inclusão, destacando os alunos com\r\n TEA, o professor é peça fundamental nesse processo e o uso do material pedagógico para\r\n atividades adaptadas dão novas esperanças à aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, PROFESSOR, TEA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID90_15092018132151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIGIA MARIA TAVARES SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "LIGIA" "autor_email" => "sampaiolmt@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47475 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3516 "inscrito_id" => 90 "titulo" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TEA" "resumo" => """ Nossa proposta é discutir sobre a formação do professor na educação inclusiva com\r\n ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sabemos que a educação inclusiva deve ser\r\n ofertada no ensino regular com o propósito de incluir o aluno com necessidades educativas\r\n especiais e para isso acontecer a escola deve ser adaptada ao aluno, de acordo com suas\r\n necessidades, sendo este um desafio. A partir dessa compreensão, investigaremos a formação do\r\n professor que tem importância basilar para que a inclusão aconteça, para que a aprendizagem seja\r\n possível na sala de aula e ocorra uma boa convivência no espaço escolar. A parceria do professor\r\n e “mediador” e as atividades adaptadas devem permear todo processo do ensino-aprendizagem.\r\n Como se dá a formação continuada dos professores? Quais são as condições do trabalho\r\n pedagógico dos professores na educação inclusiva? A metodologia é a bibliográfica, fazendo\r\n leituras e análises de pesquisa de autores como CUNHA (2011), MIRANDA & GALVÃO\r\n FILHO (2012), DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994), BUENO (2009), colocando um\r\n pouco da nossa prática, no Grupo de Estudo na Universidade Regional do Cariri – URCA, no\r\n Projeto de leitura e inclusão e no projeto de alfabetização na AMA-Cariri, que são voltadas para a\r\n inclusão com ênfase de alunos com TEA. Os resultados apontam a necessidade de maiores\r\n investimentos na formação de professores voltados para inclusão, destacando os alunos com\r\n TEA, o professor é peça fundamental nesse processo e o uso do material pedagógico para\r\n atividades adaptadas dão novas esperanças à aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, PROFESSOR, TEA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID90_15092018132151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIGIA MARIA TAVARES SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "LIGIA" "autor_email" => "sampaiolmt@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }