O presente artigo apresenta um estudo de revisão de literatura acerca da neuroeducação e da avaliação, considerando a formação docente para engajar novas metodologias de ensino e aprendizagem. A formação de educadores com foco nesse viés pode ajudar a compreender dificuldades de aprendizagem, bem como conhecer melhor o aluno desenvolvendo situações didáticas que possam potencializar o aprendizado e orientar avaliações dentro das condições de aprendizagem de cada estudante. A pesquisa foi realizada com base na bibliografia de artigos, livros, revistas e outros que abordavam a temática em questão. O levantamento foi realizado de junho a agosto de 2018, sem restringir tempo de publicação das obras consultadas. Desse modo, este trabalho, vem ajudar profissionais da área da educação a compreender um pouco mais a respeito do tema supracitado e servir de conhecimento para possíveis pesquisas dentro desse campo tão interessante e necessário para que se produza melhores estratégias educacionais, e por conseguinte, a verificação de formas mais eficazes de analisar o desempenho de alunos por meio de instrumentos mais construtivistas de avaliação.