O ato de planejar aulas é uma atividade que faz parte da rotina de todo profissional da educação. Por isso, torna-se evidente a necessidade da inclusão, para alunos de graduação em cursos de licenciatura plena, de atividades que tenham como principal objetivo a construção de planos de aula. Nesse mister, o presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho e a participação de uma turma de alunos de uma graduação a distância quanto a elaboração desses instrumentais, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle®. Foram analisadas três atividades desta natureza, sendo observados os critérios: frequência relativa e absoluta de atividades entregues, médias das notas e equívocos recorrentes nos planos apresentados. Os dados do trabalho foram devidamente apreciados à luz da literatura atual e pertinente sobre a temática. Em relação às médias, observaram-se bons resultados, mas a análise qualitativa aponta que houve cinco erros principais cometidos pelos alunos, principalmente referentes à ausência de elementos na estrutura básica do plano, erros na descrição metodológica e avaliação das aulas e uso de referências não seguras para fundamentação. Tais fatores apontam para a necessidade do fortalecimento da formação inicial dos futuros professores, reforçando que este tipo de atividade precisa ser desenvolvida outras vezes, principalmente pela proposta do curso, mas é necessário que seja superada a mera entrega de um produto solicitado em alguma atividade, para que estes planos de aula tenham um sentido pedagógico com vistas a compor a prática docente futura desses cursistas.