Resumo:O presente artigo, foi fruto de um trabalho desenvolvido na eletiva PO499 – Transtorno do espectro do autismo-TEA: processos de ensino e aprendizagem (não obrigatória) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE no ano de 2016, juntamente com a experiência de monitoria de um dos autores, nesta mesma disciplina no ano de 2017. Neste trabalho, será exposto a experiência de uma pesquisa de campo com a utilização da observação e entrevista, onde, foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino localizada no bairro de Boa Viagem. O objetivo desta pesquisa é analisar o funcionamento da sala de recurso, focando no trabalho desenvolvido com estudantes com TEA (transtorno do espectro autista), que é um transtorno do desenvolvimento neurológico, e que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades sociais, comunicativas e comportamentais. Buscando assim: analisar a importância dos materiais estruturados no processo de ensino e aprendizagem. Percebemos que a pesquisa foi de extrema importância para que possamos compreender o funcionamento de uma sala de recurso multifuncional que é um ambiente beneficiado de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do AEE (atendimento educacional especializado) que tem como objetivo favorecer condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública ou particular de ensino regular. O trabalho nos proporcionou experiências e discussões que foram e são preciosos para a nossa formação.