SALA DE RECURSOS E MATERIAIS ESTRUTURADOS: UMA ÊNFASE NA PRÁTICA COM AS CRIANÇAS DO TEA NA ESCOLA MUNICIPAL OSWALDO LIMA FILHO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48993 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2062 "inscrito_id" => 8636 "titulo" => "SALA DE RECURSOS E MATERIAIS ESTRUTURADOS: UMA ÊNFASE NA PRÁTICA COM AS CRIANÇAS DO TEA NA ESCOLA MUNICIPAL OSWALDO LIMA FILHO" "resumo" => "Resumo:O presente artigo, foi fruto de um trabalho desenvolvido na eletiva PO499 – Transtorno do espectro do autismo-TEA: processos de ensino e aprendizagem (não obrigatória) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE no ano de 2016, juntamente com a experiência de monitoria de um dos autores, nesta mesma disciplina no ano de 2017. Neste trabalho, será exposto a experiência de uma pesquisa de campo com a utilização da observação e entrevista, onde, foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino localizada no bairro de Boa Viagem. O objetivo desta pesquisa é analisar o funcionamento da sala de recurso, focando no trabalho desenvolvido com estudantes com TEA (transtorno do espectro autista), que é um transtorno do desenvolvimento neurológico, e que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades sociais, comunicativas e comportamentais. Buscando assim: analisar a importância dos materiais estruturados no processo de ensino e aprendizagem. Percebemos que a pesquisa foi de extrema importância para que possamos compreender o funcionamento de uma sala de recurso multifuncional que é um ambiente beneficiado de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do AEE (atendimento educacional especializado) que tem como objetivo favorecer condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública ou particular de ensino regular. O trabalho nos proporcionou experiências e discussões que foram e são preciosos para a nossa formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "TEA, SALA DE RECURSOS, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID8636_09092018182801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA MARIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELISANGELA OLIVEIRA" "autor_email" => "elisangelaoliveira.tpa@gm" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48993 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2062 "inscrito_id" => 8636 "titulo" => "SALA DE RECURSOS E MATERIAIS ESTRUTURADOS: UMA ÊNFASE NA PRÁTICA COM AS CRIANÇAS DO TEA NA ESCOLA MUNICIPAL OSWALDO LIMA FILHO" "resumo" => "Resumo:O presente artigo, foi fruto de um trabalho desenvolvido na eletiva PO499 – Transtorno do espectro do autismo-TEA: processos de ensino e aprendizagem (não obrigatória) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE no ano de 2016, juntamente com a experiência de monitoria de um dos autores, nesta mesma disciplina no ano de 2017. Neste trabalho, será exposto a experiência de uma pesquisa de campo com a utilização da observação e entrevista, onde, foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino localizada no bairro de Boa Viagem. O objetivo desta pesquisa é analisar o funcionamento da sala de recurso, focando no trabalho desenvolvido com estudantes com TEA (transtorno do espectro autista), que é um transtorno do desenvolvimento neurológico, e que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades sociais, comunicativas e comportamentais. Buscando assim: analisar a importância dos materiais estruturados no processo de ensino e aprendizagem. Percebemos que a pesquisa foi de extrema importância para que possamos compreender o funcionamento de uma sala de recurso multifuncional que é um ambiente beneficiado de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do AEE (atendimento educacional especializado) que tem como objetivo favorecer condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública ou particular de ensino regular. O trabalho nos proporcionou experiências e discussões que foram e são preciosos para a nossa formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "TEA, SALA DE RECURSOS, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID8636_09092018182801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA MARIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELISANGELA OLIVEIRA" "autor_email" => "elisangelaoliveira.tpa@gm" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }