“PRODUTOS SEM QUÍMICA?”
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49364 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3265 "inscrito_id" => 21 "titulo" => "“PRODUTOS SEM QUÍMICA?”" "resumo" => """ A forma como os educadores abordam os conceitos químicos em sala de aula mostra-se de extrema\r\n relevância na efetivação dos processos de ensino e aprendizagem, haja vista que mediante o atual\r\n contexto de memorização de fórmulas e teorias é necessário que os educadores busquem estratégias de\r\n ensino pautadas no uso da contextualização. Desta forma, nesse trabalho, utilizou-se dessa estratégia de\r\n ensino, abordando assuntos envoltos na “vilanização” da química, buscando analisar, juntamente com\r\n os alunos, os lados positivos e negativos que essa ciência possui. Nesse intento, o projeto “Produtos sem\r\n Química?” foi aplicado a 40 alunos do 2º ano de uma escola de Ensino Médio localizada no município\r\n de Sobral-CE, no segundo semestre de 2017, em um período de duas aulas. Inicialmente foram\r\n promovidas discussões a respeito de imagens e frases em que a química é evidenciada como ‘vilã’.\r\n Quando indagados a respeito dessas situações cotidianas, os alunos apresentaram respostas variadas\r\n apontando pontos positivos e negativos em relação ao seu uso. Em um segundo momento aplicou-se um\r\n questionário com a finalidade de sondar os conhecimentos adquiridos. Nessa atividade foi possível\r\n realizar debates e discussões, promovendo reflexões a respeito do tema. Foi constatado que os alunos\r\n foram capazes de discutir e desenvolver pensamentos positivos a respeito da ciência química, assim\r\n como destacar seus pontos negativos. Além disso, pôde-se perceber que a referida atividade contribuiu\r\n para o desenvolvimento do senso crítico dos mesmos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, PRODUTOS SEM QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID21_12092018135736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ACÁSSIO PAIVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ACÁSSIO P. RODRIGUES" "autor_email" => "acassiopaiva1@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49364 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3265 "inscrito_id" => 21 "titulo" => "“PRODUTOS SEM QUÍMICA?”" "resumo" => """ A forma como os educadores abordam os conceitos químicos em sala de aula mostra-se de extrema\r\n relevância na efetivação dos processos de ensino e aprendizagem, haja vista que mediante o atual\r\n contexto de memorização de fórmulas e teorias é necessário que os educadores busquem estratégias de\r\n ensino pautadas no uso da contextualização. Desta forma, nesse trabalho, utilizou-se dessa estratégia de\r\n ensino, abordando assuntos envoltos na “vilanização” da química, buscando analisar, juntamente com\r\n os alunos, os lados positivos e negativos que essa ciência possui. Nesse intento, o projeto “Produtos sem\r\n Química?” foi aplicado a 40 alunos do 2º ano de uma escola de Ensino Médio localizada no município\r\n de Sobral-CE, no segundo semestre de 2017, em um período de duas aulas. Inicialmente foram\r\n promovidas discussões a respeito de imagens e frases em que a química é evidenciada como ‘vilã’.\r\n Quando indagados a respeito dessas situações cotidianas, os alunos apresentaram respostas variadas\r\n apontando pontos positivos e negativos em relação ao seu uso. Em um segundo momento aplicou-se um\r\n questionário com a finalidade de sondar os conhecimentos adquiridos. Nessa atividade foi possível\r\n realizar debates e discussões, promovendo reflexões a respeito do tema. Foi constatado que os alunos\r\n foram capazes de discutir e desenvolver pensamentos positivos a respeito da ciência química, assim\r\n como destacar seus pontos negativos. Além disso, pôde-se perceber que a referida atividade contribuiu\r\n para o desenvolvimento do senso crítico dos mesmos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, PRODUTOS SEM QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID21_12092018135736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ACÁSSIO PAIVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ACÁSSIO P. RODRIGUES" "autor_email" => "acassiopaiva1@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }