Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“PRODUTOS SEM QUÍMICA?”

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, PRODUTOS SEM QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49364
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3265
    "inscrito_id" => 21
    "titulo" => "“PRODUTOS SEM QUÍMICA?”"
    "resumo" => """
      A forma como os educadores abordam os conceitos químicos em sala de aula mostra-se de extrema\r\n
      relevância na efetivação dos processos de ensino e aprendizagem, haja vista que mediante o atual\r\n
      contexto de memorização de fórmulas e teorias é necessário que os educadores busquem estratégias de\r\n
      ensino pautadas no uso da contextualização. Desta forma, nesse trabalho, utilizou-se dessa estratégia de\r\n
      ensino, abordando assuntos envoltos na “vilanização” da química, buscando analisar, juntamente com\r\n
      os alunos, os lados positivos e negativos que essa ciência possui. Nesse intento, o projeto “Produtos sem\r\n
      Química?” foi aplicado a 40 alunos do 2º ano de uma escola de Ensino Médio localizada no município\r\n
      de Sobral-CE, no segundo semestre de 2017, em um período de duas aulas. Inicialmente foram\r\n
      promovidas discussões a respeito de imagens e frases em que a química é evidenciada como ‘vilã’.\r\n
      Quando indagados a respeito dessas situações cotidianas, os alunos apresentaram respostas variadas\r\n
      apontando pontos positivos e negativos em relação ao seu uso. Em um segundo momento aplicou-se um\r\n
      questionário com a finalidade de sondar os conhecimentos adquiridos. Nessa atividade foi possível\r\n
      realizar debates e discussões, promovendo reflexões a respeito do tema. Foi constatado que os alunos\r\n
      foram capazes de discutir e desenvolver pensamentos positivos a respeito da ciência química, assim\r\n
      como destacar seus pontos negativos. Além disso, pôde-se perceber que a referida atividade contribuiu\r\n
      para o desenvolvimento do senso crítico dos mesmos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, PRODUTOS SEM QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID21_12092018135736.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ACÁSSIO PAIVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ACÁSSIO P. RODRIGUES"
    "autor_email" => "acassiopaiva1@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49364
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3265
    "inscrito_id" => 21
    "titulo" => "“PRODUTOS SEM QUÍMICA?”"
    "resumo" => """
      A forma como os educadores abordam os conceitos químicos em sala de aula mostra-se de extrema\r\n
      relevância na efetivação dos processos de ensino e aprendizagem, haja vista que mediante o atual\r\n
      contexto de memorização de fórmulas e teorias é necessário que os educadores busquem estratégias de\r\n
      ensino pautadas no uso da contextualização. Desta forma, nesse trabalho, utilizou-se dessa estratégia de\r\n
      ensino, abordando assuntos envoltos na “vilanização” da química, buscando analisar, juntamente com\r\n
      os alunos, os lados positivos e negativos que essa ciência possui. Nesse intento, o projeto “Produtos sem\r\n
      Química?” foi aplicado a 40 alunos do 2º ano de uma escola de Ensino Médio localizada no município\r\n
      de Sobral-CE, no segundo semestre de 2017, em um período de duas aulas. Inicialmente foram\r\n
      promovidas discussões a respeito de imagens e frases em que a química é evidenciada como ‘vilã’.\r\n
      Quando indagados a respeito dessas situações cotidianas, os alunos apresentaram respostas variadas\r\n
      apontando pontos positivos e negativos em relação ao seu uso. Em um segundo momento aplicou-se um\r\n
      questionário com a finalidade de sondar os conhecimentos adquiridos. Nessa atividade foi possível\r\n
      realizar debates e discussões, promovendo reflexões a respeito do tema. Foi constatado que os alunos\r\n
      foram capazes de discutir e desenvolver pensamentos positivos a respeito da ciência química, assim\r\n
      como destacar seus pontos negativos. Além disso, pôde-se perceber que a referida atividade contribuiu\r\n
      para o desenvolvimento do senso crítico dos mesmos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, PRODUTOS SEM QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID21_12092018135736.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ACÁSSIO PAIVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ACÁSSIO P. RODRIGUES"
    "autor_email" => "acassiopaiva1@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A forma como os educadores abordam os conceitos químicos em sala de aula mostra-se de extrema relevância na efetivação dos processos de ensino e aprendizagem, haja vista que mediante o atual contexto de memorização de fórmulas e teorias é necessário que os educadores busquem estratégias de ensino pautadas no uso da contextualização. Desta forma, nesse trabalho, utilizou-se dessa estratégia de ensino, abordando assuntos envoltos na “vilanização” da química, buscando analisar, juntamente com os alunos, os lados positivos e negativos que essa ciência possui. Nesse intento, o projeto “Produtos sem Química?” foi aplicado a 40 alunos do 2º ano de uma escola de Ensino Médio localizada no município de Sobral-CE, no segundo semestre de 2017, em um período de duas aulas. Inicialmente foram promovidas discussões a respeito de imagens e frases em que a química é evidenciada como ‘vilã’. Quando indagados a respeito dessas situações cotidianas, os alunos apresentaram respostas variadas apontando pontos positivos e negativos em relação ao seu uso. Em um segundo momento aplicou-se um questionário com a finalidade de sondar os conhecimentos adquiridos. Nessa atividade foi possível realizar debates e discussões, promovendo reflexões a respeito do tema. Foi constatado que os alunos foram capazes de discutir e desenvolver pensamentos positivos a respeito da ciência química, assim como destacar seus pontos negativos. Além disso, pôde-se perceber que a referida atividade contribuiu para o desenvolvimento do senso crítico dos mesmos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.