RODRIGUES, Acássio Paiva et al.. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49364>. Acesso em: 02/11/2024 19:41
A forma como os educadores abordam os conceitos químicos em sala de aula mostra-se de extrema relevância na efetivação dos processos de ensino e aprendizagem, haja vista que mediante o atual contexto de memorização de fórmulas e teorias é necessário que os educadores busquem estratégias de ensino pautadas no uso da contextualização. Desta forma, nesse trabalho, utilizou-se dessa estratégia de ensino, abordando assuntos envoltos na “vilanização” da química, buscando analisar, juntamente com os alunos, os lados positivos e negativos que essa ciência possui. Nesse intento, o projeto “Produtos sem Química?” foi aplicado a 40 alunos do 2º ano de uma escola de Ensino Médio localizada no município de Sobral-CE, no segundo semestre de 2017, em um período de duas aulas. Inicialmente foram promovidas discussões a respeito de imagens e frases em que a química é evidenciada como ‘vilã’. Quando indagados a respeito dessas situações cotidianas, os alunos apresentaram respostas variadas apontando pontos positivos e negativos em relação ao seu uso. Em um segundo momento aplicou-se um questionário com a finalidade de sondar os conhecimentos adquiridos. Nessa atividade foi possível realizar debates e discussões, promovendo reflexões a respeito do tema. Foi constatado que os alunos foram capazes de discutir e desenvolver pensamentos positivos a respeito da ciência química, assim como destacar seus pontos negativos. Além disso, pôde-se perceber que a referida atividade contribuiu para o desenvolvimento do senso crítico dos mesmos.