A presente proposta objetiva sugerir uma atmosfera de produção escrita colaborativa, a partir do gênero textual fanfiction, ou apenas fanfic. Conforme o exposto por Azzari e Custódio (2013), as fanfics constituem um gênero textual que proporciona práticas de escrita criativa, em meios eletrônicos, compreendendo um conjunto de fãs sobre determinada obra literária ou artística, o que resulta em um processo colaborativo de escrita. Tendo em vista o conceito de letramento, estabelecido por Soares (1998), como um conjunto de práticas sociais ligadas à leitura e à escrita, Moita-Lopes e Rojo (2004) lançaram a interessante concepção de letramentos multissemióticos, relacionados às distintas práticas sociais atuais, as quais envolvem tecnologia, imagem e som. Dessa forma, esse trabalho pretende apresentar uma sugestão didática do conto “A galinha degolada” do escritor uruguaio Horacio Quiroga, com o propósito de promover uma abordagem do texto adequada às novas tecnologias, à medida que os estudantes são motivados a se constituírem como autores em um transcurso de escrita cooperativa. Outros teóricos também são utilizados como referência: Candido (1995) e Cesarani (2006) e Todorov (2007), a fim de reconhecer o valor social da literatura e apresentar as características do gênero fantástico; Geraldi (2010), Luckesi (2011) e Cosson (2014), necessários à compreensão de uma educação eficiente e transformadora, levando em conta o letramento literário.