Esse artigo é parte de uma pesquisa qualitativa exploratória já concluída e traz como temática o ProJovem Campo- Saberes da Terra e o fortalecimento da qualificação social e profissional dos camponeses inseridos na comunidade Japuara no sertão no município de Canindé. Destarte, o presente trabalho comunga com as percepções e perspectivas desse programa que vem contribuindo no fortalecimento da cidadania e assegurando um novo conceito de educação no campo, valorizando assim, uma proposta de Educação pautada na cultura, na etnia e nos saberes da terra. Para tanto, as indagações que nos levaram a supracitada pesquisa partiram dos seguintes questionamentos: Como o ProJovem Campo- Saberes da Terra, tem fortalecido a qualificação social e profissional dos camponeses? Quais as implicações desse projeto na vida dos estudantes do campo? E que fatores são levados em consideração na formação profissional docente desses professores? Pantindo desses questionamentos é que o presente artigo tem por objetivo Compreender a proposta do ProJovem- Campo e suas implicações na po fortalecimento da qualificação social e profissional dos camponeses do município de Canindé. Os referenciais que embasam essa pesquisa têm como aportes teóricos Paulo Freire (1997) e Caldart (2004). A metodologia utilizada se enquadra numa pesquisa qualitativa de cunho exploratório e tem como instrumento a entrevista com 03 (três) professores inseridos nesse programa. A análise dos resultados nos mostrou a necessidade para o fortalecimento da qualificação social e profissional do camponês, visto que a luta pela educação do campo é um dos maiores desafios educacionais na contemporaneidade.