Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DIDÁTICA DO PROFESSOR DA EJA: INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO

Palavra-chaves: DIDÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45649
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2174
    "inscrito_id" => 5317
    "titulo" => "A DIDÁTICA DO PROFESSOR DA EJA: INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO"
    "resumo" => "A didática, no processo de ensino e aprendizagem, assume um grande destaque, pois ela ajuda o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognitivas tornando mais acessível o processo de aprendizagem dos alunos. Através da aula, o docente por meio de uma didática idealizada, prepara os discentes para viver em sociedade, formando cidadãos ativos, reflexivos, críticos e participativos na sociedade em que vivem. Nesse contexto podemos deduzir que o professor pode, ou melhor, deve estar aberto as diversas metodologias de ensino, incorporando nas suas aulas, trabalhando os conteúdos do concreto para o abstrato. Visto que para os alunos é importante vincularem o que estão estudando aos problemas do dia a dia e que contribuam com sua bagagem de vida para o desenvolvimento do curso. Para isso utilizamos da didática, uma maneira de trazer algo que estimule esses alunos de forma geral, influenciando nos seus estudos e na sua vida. Sendo assim esse trabalho visa trazer uma reflexão sobre a abordagem didática dos professores da EJA, e como ela pode influenciar na aprendizagem do alunos. Desse modo foi realizado um estudo de caso, onde foram feitas observações de forma simples, sistemática, e não participativa, na sala do 8° a 9° ano, de educação de jovens e adultos - EJA, a fins de responder a(s) pergunta(s) e criar as hipóteses necessárias, para entender o que se passa nesse ambiente de estudo. Partindo desses argumentos, podemos levantar os seguintes questionamentos: O que faz um aluno da EJA ter tanta dificuldade de estar em sala de aula, de forma participativa e interativa? Por que estão presentes e não participam ou interagem? Por que da evasão dos alunos em sala de aula?  Nosso objetivo principal, nesse trabalho, é buscar refletir sobre as possíveis respostas para essas perguntas, uma vez que a EJA é trabalhada de forma bastante ampla e de grande importância no ensino, já que é trabalhada tanto com Ensino Fundamental quanto Médio, afim de possibilitar uma educação de qualidade a indivíduos que já passaram da idade escolar e que não tiveram oportunidade de estudar. As observações foram realizadas, no período noturno, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Eunice Alves dos Santos, localizada no município Capim, mais precisamente em Olho d´agua-PB, nas sala do 8° a 9° ano, de educação de jovens e adultos- EJA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID5317_09092018215258.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMON SOARES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAMON SOARES"
    "autor_email" => "ramon_soares91@hotmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45649
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2174
    "inscrito_id" => 5317
    "titulo" => "A DIDÁTICA DO PROFESSOR DA EJA: INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO"
    "resumo" => "A didática, no processo de ensino e aprendizagem, assume um grande destaque, pois ela ajuda o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognitivas tornando mais acessível o processo de aprendizagem dos alunos. Através da aula, o docente por meio de uma didática idealizada, prepara os discentes para viver em sociedade, formando cidadãos ativos, reflexivos, críticos e participativos na sociedade em que vivem. Nesse contexto podemos deduzir que o professor pode, ou melhor, deve estar aberto as diversas metodologias de ensino, incorporando nas suas aulas, trabalhando os conteúdos do concreto para o abstrato. Visto que para os alunos é importante vincularem o que estão estudando aos problemas do dia a dia e que contribuam com sua bagagem de vida para o desenvolvimento do curso. Para isso utilizamos da didática, uma maneira de trazer algo que estimule esses alunos de forma geral, influenciando nos seus estudos e na sua vida. Sendo assim esse trabalho visa trazer uma reflexão sobre a abordagem didática dos professores da EJA, e como ela pode influenciar na aprendizagem do alunos. Desse modo foi realizado um estudo de caso, onde foram feitas observações de forma simples, sistemática, e não participativa, na sala do 8° a 9° ano, de educação de jovens e adultos - EJA, a fins de responder a(s) pergunta(s) e criar as hipóteses necessárias, para entender o que se passa nesse ambiente de estudo. Partindo desses argumentos, podemos levantar os seguintes questionamentos: O que faz um aluno da EJA ter tanta dificuldade de estar em sala de aula, de forma participativa e interativa? Por que estão presentes e não participam ou interagem? Por que da evasão dos alunos em sala de aula?  Nosso objetivo principal, nesse trabalho, é buscar refletir sobre as possíveis respostas para essas perguntas, uma vez que a EJA é trabalhada de forma bastante ampla e de grande importância no ensino, já que é trabalhada tanto com Ensino Fundamental quanto Médio, afim de possibilitar uma educação de qualidade a indivíduos que já passaram da idade escolar e que não tiveram oportunidade de estudar. As observações foram realizadas, no período noturno, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Eunice Alves dos Santos, localizada no município Capim, mais precisamente em Olho d´agua-PB, nas sala do 8° a 9° ano, de educação de jovens e adultos- EJA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID5317_09092018215258.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMON SOARES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAMON SOARES"
    "autor_email" => "ramon_soares91@hotmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A didática, no processo de ensino e aprendizagem, assume um grande destaque, pois ela ajuda o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognitivas tornando mais acessível o processo de aprendizagem dos alunos. Através da aula, o docente por meio de uma didática idealizada, prepara os discentes para viver em sociedade, formando cidadãos ativos, reflexivos, críticos e participativos na sociedade em que vivem. Nesse contexto podemos deduzir que o professor pode, ou melhor, deve estar aberto as diversas metodologias de ensino, incorporando nas suas aulas, trabalhando os conteúdos do concreto para o abstrato. Visto que para os alunos é importante vincularem o que estão estudando aos problemas do dia a dia e que contribuam com sua bagagem de vida para o desenvolvimento do curso. Para isso utilizamos da didática, uma maneira de trazer algo que estimule esses alunos de forma geral, influenciando nos seus estudos e na sua vida. Sendo assim esse trabalho visa trazer uma reflexão sobre a abordagem didática dos professores da EJA, e como ela pode influenciar na aprendizagem do alunos. Desse modo foi realizado um estudo de caso, onde foram feitas observações de forma simples, sistemática, e não participativa, na sala do 8° a 9° ano, de educação de jovens e adultos - EJA, a fins de responder a(s) pergunta(s) e criar as hipóteses necessárias, para entender o que se passa nesse ambiente de estudo. Partindo desses argumentos, podemos levantar os seguintes questionamentos: O que faz um aluno da EJA ter tanta dificuldade de estar em sala de aula, de forma participativa e interativa? Por que estão presentes e não participam ou interagem? Por que da evasão dos alunos em sala de aula? Nosso objetivo principal, nesse trabalho, é buscar refletir sobre as possíveis respostas para essas perguntas, uma vez que a EJA é trabalhada de forma bastante ampla e de grande importância no ensino, já que é trabalhada tanto com Ensino Fundamental quanto Médio, afim de possibilitar uma educação de qualidade a indivíduos que já passaram da idade escolar e que não tiveram oportunidade de estudar. As observações foram realizadas, no período noturno, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Eunice Alves dos Santos, localizada no município Capim, mais precisamente em Olho d´agua-PB, nas sala do 8° a 9° ano, de educação de jovens e adultos- EJA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.