Este artigo enfoca o Sistema de Avaliação da Educação Básica no Brasil. A reflexão do tema está montada na perspectiva de que o sistema mencionado responde a orientações de políticas para consolidar as reformas educacionais no país. Por isso, elas têm sido atreladas às exigências de financiamentos de órgãos externos à educação do Estado brasileiro. A política de avaliação em evidência é denominada de Larga Escala, cuja sistemática vem motivando a dinâmica do cotidiano das escolas públicas de Educação Básica, no que concerne ao planejamento curricular e com significativas interferências em procedimentos didáticos utilizados. Esta postura nesse estudo se apoia na ótica do método de revisão bibliográfica, no sentido de dar ênfase a dados relacionados ao desempenho de alunos, na região Nordeste, especialmente, os Estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. Apesar de ser dado destaque a elementos que interatuam na elaboração das avaliações de larga escala, as considerações finais, desse texto aponta para o reconhecimento de implicações positivas da Prova Brasil para os sistemas de ensino, entraves do processo, assim como a desafios que são impostos aos sistemas de ensino de acordo com os objetivos da avaliação explicitados nesse estudo a partir de seu reconhecimento nas fontes estudadas.