Este trabalho aborda as formas de ensino da Geografia física e seus obstáculos na educação fundamental II em escolas públicas no município de Lagoa do Carro - PE. Com o objetivo de traçar um panorama de como esses aspectos físicos da Geografia estão sendo abordados na sala de aula e a partir disso identificar as dificuldades existentes pelos profissionais dessa disciplina. Sendo assim, a pesquisa foi iniciada a partir de dois procedimentos metodológicos, o levantamento bibliográfico com intuito de entender e aprofundar o objeto de pesquisa e em segundo momento foi feita a aplicação de entrevistas semiestruturadas para que fosse possível visualizar como esse ensino acontece, por meio das respostas dos professores, tendo como área de estudo escolas localizadas em Lagoa do Carro - PE. Após essa última etapa as respostas foram transcritas e analisadas, para que fosse possível identificar e atender os pontos estabelecidos nos objetivos. Dessa maneira, apesar dos diferentes discursos a importância do ensino de Geografia fica evidente, mas foram visualizadas deficiências no ensino das temáticas físicas da Geografia, por conta de diversos fatores desde a formação docente até o livro didático, entretanto também foi identificado o interesse na apresentação de algumas propostas de métodos para trabalhar esses assuntos de maneira diferente com a intenção de facilitar o ensino do professor e a aprendizagem do aluno, e assim auxiliar no desenvolvimento da análise e observação do aluno em seu cotidiano, facilitando a assimilação de assuntos mais técnicos. Além disso, também contribui a maneira como o professor apresenta esses conhecimentos.