Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE LAGOA DO CARRO – PERNAMBUCO

Palavra-chaves: ENSINO, GEOGRAFIA, PROFESSOR, ALUNO, ALUNO Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48021
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1678
    "inscrito_id" => 1205
    "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE LAGOA DO CARRO – PERNAMBUCO"
    "resumo" => "Este trabalho aborda as formas de ensino da Geografia física e seus obstáculos na educação fundamental II em escolas públicas no município de Lagoa do Carro - PE. Com o objetivo de traçar um panorama de como esses aspectos físicos da Geografia estão sendo abordados na sala de aula e a partir disso identificar as dificuldades existentes pelos profissionais dessa disciplina. Sendo assim, a pesquisa foi iniciada a partir de dois procedimentos metodológicos, o levantamento bibliográfico com intuito de entender e aprofundar o objeto de pesquisa e em segundo momento foi feita a aplicação de entrevistas semiestruturadas para que fosse possível visualizar como esse ensino acontece, por meio das respostas dos professores, tendo como área de estudo escolas localizadas em Lagoa do Carro - PE. Após essa última etapa as respostas foram transcritas e analisadas, para que fosse possível identificar e atender os pontos estabelecidos nos objetivos. Dessa maneira, apesar dos diferentes discursos a importância do ensino de Geografia fica evidente, mas foram visualizadas deficiências no ensino das temáticas físicas da Geografia, por conta de diversos fatores desde a formação docente até o livro didático, entretanto também foi identificado o interesse na apresentação de algumas propostas de métodos para trabalhar esses assuntos de maneira diferente com a intenção de facilitar o ensino do professor e a aprendizagem do aluno, e assim auxiliar no desenvolvimento da análise e observação do aluno em seu cotidiano, facilitando a assimilação de assuntos mais técnicos. Além disso, também contribui a maneira como o professor apresenta esses conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO, GEOGRAFIA, PROFESSOR, ALUNO, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1205_07092018230012.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO ALVES DA SILVA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS ALBERTO"
    "autor_email" => "carlosalvexx@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48021
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1678
    "inscrito_id" => 1205
    "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE LAGOA DO CARRO – PERNAMBUCO"
    "resumo" => "Este trabalho aborda as formas de ensino da Geografia física e seus obstáculos na educação fundamental II em escolas públicas no município de Lagoa do Carro - PE. Com o objetivo de traçar um panorama de como esses aspectos físicos da Geografia estão sendo abordados na sala de aula e a partir disso identificar as dificuldades existentes pelos profissionais dessa disciplina. Sendo assim, a pesquisa foi iniciada a partir de dois procedimentos metodológicos, o levantamento bibliográfico com intuito de entender e aprofundar o objeto de pesquisa e em segundo momento foi feita a aplicação de entrevistas semiestruturadas para que fosse possível visualizar como esse ensino acontece, por meio das respostas dos professores, tendo como área de estudo escolas localizadas em Lagoa do Carro - PE. Após essa última etapa as respostas foram transcritas e analisadas, para que fosse possível identificar e atender os pontos estabelecidos nos objetivos. Dessa maneira, apesar dos diferentes discursos a importância do ensino de Geografia fica evidente, mas foram visualizadas deficiências no ensino das temáticas físicas da Geografia, por conta de diversos fatores desde a formação docente até o livro didático, entretanto também foi identificado o interesse na apresentação de algumas propostas de métodos para trabalhar esses assuntos de maneira diferente com a intenção de facilitar o ensino do professor e a aprendizagem do aluno, e assim auxiliar no desenvolvimento da análise e observação do aluno em seu cotidiano, facilitando a assimilação de assuntos mais técnicos. Além disso, também contribui a maneira como o professor apresenta esses conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO, GEOGRAFIA, PROFESSOR, ALUNO, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1205_07092018230012.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO ALVES DA SILVA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS ALBERTO"
    "autor_email" => "carlosalvexx@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho aborda as formas de ensino da Geografia física e seus obstáculos na educação fundamental II em escolas públicas no município de Lagoa do Carro - PE. Com o objetivo de traçar um panorama de como esses aspectos físicos da Geografia estão sendo abordados na sala de aula e a partir disso identificar as dificuldades existentes pelos profissionais dessa disciplina. Sendo assim, a pesquisa foi iniciada a partir de dois procedimentos metodológicos, o levantamento bibliográfico com intuito de entender e aprofundar o objeto de pesquisa e em segundo momento foi feita a aplicação de entrevistas semiestruturadas para que fosse possível visualizar como esse ensino acontece, por meio das respostas dos professores, tendo como área de estudo escolas localizadas em Lagoa do Carro - PE. Após essa última etapa as respostas foram transcritas e analisadas, para que fosse possível identificar e atender os pontos estabelecidos nos objetivos. Dessa maneira, apesar dos diferentes discursos a importância do ensino de Geografia fica evidente, mas foram visualizadas deficiências no ensino das temáticas físicas da Geografia, por conta de diversos fatores desde a formação docente até o livro didático, entretanto também foi identificado o interesse na apresentação de algumas propostas de métodos para trabalhar esses assuntos de maneira diferente com a intenção de facilitar o ensino do professor e a aprendizagem do aluno, e assim auxiliar no desenvolvimento da análise e observação do aluno em seu cotidiano, facilitando a assimilação de assuntos mais técnicos. Além disso, também contribui a maneira como o professor apresenta esses conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.