O presente trabalho possui como objetivo principal discutir e relacionar a resiliência, que constitui – se pela capacidade humana de reestrutura – se frente aos desafios e problemas enfrentados durante os percursos da vida, com a atuação docente.
Como é do conhecimento de muitos, o atual contexto vivenciado pela categoria docente não é um dos melhores, sendo os professores submetidos a situações de risco e vulnerabilidade, que afetam o exercício docente, como também o processo de ensino – aprendizagem, pois, crescente é a desvalorização do ser professor socialmente e podemos afirmar que desgastante torna – se quando diversos fatores circundam o cotidiano da prática.
Pensando nesta perspectiva dos enfrentamentos que diariamente faz parte da profissão docente, este resumo expandido foi construído com a finalidade de apresentar a resiliência, como parte da integrante do ser humano e essencial a prática docente, proporcionando direcionamentos que levem o professor ao não condicionamento que as atuais situações o provocam a condicionar – se, fazendo- o superar tais dificuldades por meio das estratégias de resiliência.