Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE DIDÁTICA COMPLEMENTAR INTERDISCIPLINAR PARA OTIMIZAÇÃO DA COMPREENSÃO SOBRE BIOTERMOLOGIA

Palavra-chaves: BIOTERMOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE, JOGO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47220
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1653
    "inscrito_id" => 3399
    "titulo" => "ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE DIDÁTICA COMPLEMENTAR INTERDISCIPLINAR PARA OTIMIZAÇÃO DA COMPREENSÃO SOBRE BIOTERMOLOGIA"
    "resumo" => "A busca por novas metodologias vem crescendo cada vez mais no âmbito escolar, uma vez que a prática isolada de aulas tradicionais costuma deixar lacunas na aprendizagem. As práticas lúdicas cada vez mais vêm se tornando uma ferramenta essencial para auxiliar o professor durante o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi elaborar e aplicar uma didática complementar interdisciplinar para otimizar a compreensão sobre a biotermologia, buscando desta forma uma relação entre as diversas áreas do conhecimento (química, física e biologia) e suas aplicações, visando assim um aumento na absorção do conhecimento. A referida pesquisa foi realizada na Escola Aluísio Germano, um colégio regular da rede pública estadual localizado no município de Carpina-PE, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio contendo 29 alunos. Após a aula tradicional foi aplicado um questionário, e logo em seguida foi ministrada a aula prática e posteriormente foi aplicado o jogo didático, dominó biotermológico, e por fim, aplicamos o segundo questionário para que pudéssemos avaliar e comprovar a eficácia da metodologia proposta. Os resultados mostraram um aumento significativo nos acertos das questões do segundo questionário. Os resultados de absorção dos conteúdos para os pré-teste e pós teste mostraram 71,72% e 91,38% respectivamente. Estes resultados corroboram com outros autores e reforçam as evidencias as aulas tradicionais associadas a recursos lúdicos promovem no indivíduo uma melhor compreensão acerca do conteúdo, melhora a fixação, interação, promove participação ativa, por isso podemos considerar as práticas lúdicas grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIOTERMOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE, JOGO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3399_07092018190112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ FERNANDO DE MOURA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ FERNANDO"
    "autor_email" => "luiz00027@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS MATA NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47220
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1653
    "inscrito_id" => 3399
    "titulo" => "ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE DIDÁTICA COMPLEMENTAR INTERDISCIPLINAR PARA OTIMIZAÇÃO DA COMPREENSÃO SOBRE BIOTERMOLOGIA"
    "resumo" => "A busca por novas metodologias vem crescendo cada vez mais no âmbito escolar, uma vez que a prática isolada de aulas tradicionais costuma deixar lacunas na aprendizagem. As práticas lúdicas cada vez mais vêm se tornando uma ferramenta essencial para auxiliar o professor durante o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi elaborar e aplicar uma didática complementar interdisciplinar para otimizar a compreensão sobre a biotermologia, buscando desta forma uma relação entre as diversas áreas do conhecimento (química, física e biologia) e suas aplicações, visando assim um aumento na absorção do conhecimento. A referida pesquisa foi realizada na Escola Aluísio Germano, um colégio regular da rede pública estadual localizado no município de Carpina-PE, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio contendo 29 alunos. Após a aula tradicional foi aplicado um questionário, e logo em seguida foi ministrada a aula prática e posteriormente foi aplicado o jogo didático, dominó biotermológico, e por fim, aplicamos o segundo questionário para que pudéssemos avaliar e comprovar a eficácia da metodologia proposta. Os resultados mostraram um aumento significativo nos acertos das questões do segundo questionário. Os resultados de absorção dos conteúdos para os pré-teste e pós teste mostraram 71,72% e 91,38% respectivamente. Estes resultados corroboram com outros autores e reforçam as evidencias as aulas tradicionais associadas a recursos lúdicos promovem no indivíduo uma melhor compreensão acerca do conteúdo, melhora a fixação, interação, promove participação ativa, por isso podemos considerar as práticas lúdicas grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIOTERMOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE, JOGO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3399_07092018190112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ FERNANDO DE MOURA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ FERNANDO"
    "autor_email" => "luiz00027@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS MATA NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A busca por novas metodologias vem crescendo cada vez mais no âmbito escolar, uma vez que a prática isolada de aulas tradicionais costuma deixar lacunas na aprendizagem. As práticas lúdicas cada vez mais vêm se tornando uma ferramenta essencial para auxiliar o professor durante o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi elaborar e aplicar uma didática complementar interdisciplinar para otimizar a compreensão sobre a biotermologia, buscando desta forma uma relação entre as diversas áreas do conhecimento (química, física e biologia) e suas aplicações, visando assim um aumento na absorção do conhecimento. A referida pesquisa foi realizada na Escola Aluísio Germano, um colégio regular da rede pública estadual localizado no município de Carpina-PE, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio contendo 29 alunos. Após a aula tradicional foi aplicado um questionário, e logo em seguida foi ministrada a aula prática e posteriormente foi aplicado o jogo didático, dominó biotermológico, e por fim, aplicamos o segundo questionário para que pudéssemos avaliar e comprovar a eficácia da metodologia proposta. Os resultados mostraram um aumento significativo nos acertos das questões do segundo questionário. Os resultados de absorção dos conteúdos para os pré-teste e pós teste mostraram 71,72% e 91,38% respectivamente. Estes resultados corroboram com outros autores e reforçam as evidencias as aulas tradicionais associadas a recursos lúdicos promovem no indivíduo uma melhor compreensão acerca do conteúdo, melhora a fixação, interação, promove participação ativa, por isso podemos considerar as práticas lúdicas grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.