O presente artigo apresenta informações acerca da oficina com jogos africanos realizada por alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFPI/Campus Angical na comunidade Mimbó, em Amarante-PI. Esta visita ocorreu durante a realização do componente curricular Núcleos Temáticos II, no ano de 2017. A visita técnica tinha como propósito a aplicação de jogos africanos com as crianças e adolescentes da comunidade como um recurso prático para o ensino de conteúdos matemáticos na educação básica. Com a aplicação do jogos de Mancala, Yoté, Shisima e Tarumbeta observou-se a relevância destes mecanismos no campo da matemática como recurso didático-pedagógico que contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades. É importante destacar que as crianças e adolescentes demonstraram interesse pelo jogo africano, desde o princípio. O trabalho expõe, ainda, elementos da cosmovisão africana fazendo, ao mesmo tempo, relações com o jogo no contexto da matemática. Essa área de conhecimento, assim como outras, exige estratégias de ensino para facilitar o aprendizado. Assim, observou-se que a aplicação do jogo teve resultado satisfatório, sobretudo porque contribui significativamente para o entretenimento e desenvolvimento cognitivo, a exemplo das melhorias na capacidade de raciocínio lógico, criatividade, poder de concentração e elevação da autoestima. Deve-se enfatizar, também, como benefício desse recurso didático-pedagógico o estímulo à boa convivência entre os participantes uma vez que as regras do jogo priorizam diversão e partilha. Ademais, percebe-se a presença de conteúdos importantes da matemática no jogo com destaque para as operações básicas, análise combinatória, progressões aritmética e geométrica, equações do 1º grau, dentre outros. Conclui-se que o uso de jogos, sobretudo os de origem africana, influencia positivamente nos processos de ensino e aprendizagem da matemática.