Este artigo é um recorte da tese de conclusão do Curso de Doutorado que apresenta um estudo sobre formação continuada realizado com professores do ensino médio. A pesquisa teve um enfoque positivista ou quantitativo, desencadeou-se em três escolas estaduais de ensino médio. Com o objetivo descrever as mudanças na prática docente no desenvolvimento da formação continuada a partir do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio nas escolas estaduais: (1), (2) e (3) do município de Mauriti –estado do Ceará. É uma pesquisa teórica com o método descritivo. Os dados foram coletados por meio de questionários. Os resultados revelaram que os professores concordaram que ocorreram mudanças no desenvolvimento do planejamento, metodologia e avaliação na prática pedagógica das aulas de sua disciplina após a formação do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Os dados mostram que é importante o professor definir o planejamento, metodologia de ensino com métodos e técnicas, como também a avaliação para serem utilizados no cotidiano escolar. Sabe-se que ocorrem mudanças, na medida em que a formação docente acontece estruturada e fundamentada nos conhecimentos adquiridos e didáticos, relacionados aos aspectos sociais, culturais, científicos. Cabe ao educador trabalhar desafios e aprender constantemente em profundidade os conhecimentos para melhorar sua prática pedagógica, desenvolvendo um ensino eficaz, com novas estratégias pedagógicas para trabalhar com os educandos.