TAVARES, Valdiego Jose Monteiro et al.. Uma viajem pelos países hispano-americanos. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49251>. Acesso em: 22/12/2024 16:01
O nosso projeto tem como intuito desenvolver o ensino- aprendizagem da língua espanhola juntamente com a interdisciplinaridade da língua inglesa e língua portuguesa através de práticas inovadoras desenvolvidas através de um projeto pedagógico que foi desenvolvido na Escola Estadual Cidadã Integral Severino Cabral situada na cidade de Campina Grande-PB; Projeto esse que foi desenvolvido no decorrer de três bimestres, onde os alunos puderam aprender através da ludicidade a literatura de língua espanhola, conteúdo que muitas vezes os livros didáticos não trazem para o aprendizado do aluno. Foram realizados estudos no grandes ícones da literatura espanhola como Frida Khalo, Sor Juana, Dom Quixote, Pablo Neruda, Pablo Picasso, foi desenvolvido também os estudos no gênero textual poema/ poesia e artigo de opinião e que posterior os próprios alunos fizeram a elaboração de um próprio artigo de opinião; realizamos uma mostra da cultura hispânica com a gastronomia dos países e um pouco da literatura que foi aprendida nesse primeiro momento. Já no segundo momento, tivemos uma aula que demostrou todo conhecimento com relação a elaboração de uma releituras, as técnicas de desenho e pinturas, como são feitas, posterior foram feitas pelos alunos as oficinas com a elaboração das releituras de diversas obras da literatura hispânica, por fim foi exposto todo material produzido pelos alunos através de uma pinacoteca de arte espanhola exposta dentro do próprio ambiente escolar e uma apresentação cultural de um trecho romântico da obra de Dom Quixote.