O presente trabalho tem como objetivo investigar como o professor de matemática vem lidando com a inclusão da educação especial na sala de aula da escola do ensino fundamental e médio. E como objetivos específicos: caracterizar a inclusão da educação especial; identificar os desafios do professor em incluir os estudantes com deficiência no processo de ensino e analisar as possíveis dificuldades e desafios de seu trabalho na perspectiva dos documentos oficiais e pesquisadores dessa temática. Para atingir esses objetivos, partimos de uma abordagem qualitativa, no âmbito da pesquisa de campo. Utilizando como instrumento para coleta de dados, um questionário com seis questões aplicado aos cinco professores de matemática do ensino fundamental e médio. Esses dados foram organizados, interpretados e analisados a partir do conteúdo das falas dos sujeitos pesquisados, segundo Bardin (2009). A fundamentação teórica teve como base as discussões de pesquisadores como Correia (2008), Marchesi (2004), Silva (2000) Bueno (1996), Montoan (2006), Ramos (2006) Ferreira (2006) e as leis que asseguram a inclusão de pessoas com deficiência. As respostas obtidas mostraram alguns fatores relevantes, tais como, falta de formação continuada para os professores, sem nenhuma possibilidade de oferta pelo Estado, muitas vezes, os professores buscando por iniciativa própria, tornando mais difícil para eles; a falta de preparo para trabalhar com esses estudantes, decorrente de lacunas existentes na formação inicial e a falta de recursos didáticos e metodológicos ofertados pela escola em que trabalham são as possíveis dificuldades e desafios apontados pelos professores pesquisados.