“ESPELHO, ESPELHO MEU”: OS CONTOS DE FADA COMO
MARCADORES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49355 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3046 "inscrito_id" => 4377 "titulo" => """ “ESPELHO, ESPELHO MEU”: OS CONTOS DE FADA COMO\r\n MARCADORES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. """ "resumo" => """ Os contos de fadas são de grande importância para a educação infantil. Visto que são\r\n histórias que lidam com sentimentos e emoções criadas para amparar a vida imaginaria das crianças,\r\n porém, segundo Bettelheim (2007, p. 34) é uma literatura que encaminha a criança para descobrir sua\r\n identidade. Problematizamos, portanto, como os contos de fadas infantis influenciam na construção da\r\n identidade de gênero, que é socialmente e culturalmente construída e aprendida. Objetivamos, neste\r\n trabalho, avaliar como os contos de fadas infantis induzem a construção da identidade de gênero entre\r\n alunas/os da educação infantil. Tivemos contribuições teóricas advindas da psicanalise dos contos de\r\n fada (Bruno Bettelheim, 2007), sobre gênero e sexualidade (Guacira Lopes Louro, 1997) e corpo\r\n educado (Guacira Lopes Louro, 2000). Metodologicamente, a intervenção foi desenvolvida através de\r\n uma análise de pesquisa bibliográfica, seguindo as etapas de estudo de artigos periódicos e livros que\r\n discorrem sobre contos de fada e identidade de gênero. Os resultados apontam que as crianças se\r\n identificam com as narrativas infantis por abordar temas característicos aos seus problemas da vida\r\n real, por isso o motivo do desejo de ser como os personagens fictícios, pois as historietas carregam\r\n com se significados relevantes para a criança, lhes propiciando um alivio para a mente. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "CONTOS DE FADAS, IDENTIDADE DE GÊNERO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID4377_10092018222644.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURINDA JOANA CELERINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAURINDA" "autor_email" => "laurindajoanacelerino@gma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49355 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3046 "inscrito_id" => 4377 "titulo" => """ “ESPELHO, ESPELHO MEU”: OS CONTOS DE FADA COMO\r\n MARCADORES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. """ "resumo" => """ Os contos de fadas são de grande importância para a educação infantil. Visto que são\r\n histórias que lidam com sentimentos e emoções criadas para amparar a vida imaginaria das crianças,\r\n porém, segundo Bettelheim (2007, p. 34) é uma literatura que encaminha a criança para descobrir sua\r\n identidade. Problematizamos, portanto, como os contos de fadas infantis influenciam na construção da\r\n identidade de gênero, que é socialmente e culturalmente construída e aprendida. Objetivamos, neste\r\n trabalho, avaliar como os contos de fadas infantis induzem a construção da identidade de gênero entre\r\n alunas/os da educação infantil. Tivemos contribuições teóricas advindas da psicanalise dos contos de\r\n fada (Bruno Bettelheim, 2007), sobre gênero e sexualidade (Guacira Lopes Louro, 1997) e corpo\r\n educado (Guacira Lopes Louro, 2000). Metodologicamente, a intervenção foi desenvolvida através de\r\n uma análise de pesquisa bibliográfica, seguindo as etapas de estudo de artigos periódicos e livros que\r\n discorrem sobre contos de fada e identidade de gênero. Os resultados apontam que as crianças se\r\n identificam com as narrativas infantis por abordar temas característicos aos seus problemas da vida\r\n real, por isso o motivo do desejo de ser como os personagens fictícios, pois as historietas carregam\r\n com se significados relevantes para a criança, lhes propiciando um alivio para a mente. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "CONTOS DE FADAS, IDENTIDADE DE GÊNERO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID4377_10092018222644.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURINDA JOANA CELERINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAURINDA" "autor_email" => "laurindajoanacelerino@gma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }