A produção de lixo em potencial é uma das características negativas do crescimento urbano resultante do elevado consumo das populações atuais. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo avaliar o conhecimento, atitudes e concepções de alunos de uma instituição de nível superior de Patos, Paraíba sobre os resíduos sólidos e a coleta seletiva. Para o desenvolvimento da pesquisa e coleta de dados, foram aplicados questionários a 36 alunos de graduação matriculados em diferentes cursos de formação. Os dados reportaram que 25,0% dos alunos discordou que a instituição de ensino onde estuda possui coleta seletiva e 11,1% concordou que tem o hábito de jogar com frequência o lixo na rua. Mais da metade dos alunos afirmaram que não separam ou reutilizam os resíduos gerados nas suas residências, e que discordaram saber sobre o destino final desses resíduos. Embora a maioria saiba sobre as cores dos coletores seletivos e seus respectivos resíduos, 36,1% tem se preocupado em reduzir o consumo de sacolas plásticas sempre que possível em seu cotidiano. A inserção da coleta seletiva é essencial para reduzir os problemas ambientais que são acarretados pela produção de resíduos, embora ainda exista muitas limitações que tenham comprometido a sua inserção em todos os espaços, necessitando de mais investimento e envolvimento social e governamental. A Educação Ambiental é o caminho mais eficiente para que as pessoas consigam enxergar a necessidade de mudança nas ações humanas que possam impactar na qualidade ambiental, transformando as pessoas e o ambiente em que elas possam estar inseridas.