O objetivo deste artigo é favorecer a discussão acerca das contribuições que a educação escolar pode oferecer no tratamento de questões ambientais, ou seja, de questões relacionadas à preservação, cuidado e respeito ao meio ambiente. Observada sob vários ângulos, a Educação Ambiental, deve ser um tema transversal no currículo da Educação Escolar, através de ações que visam, por exemplo, a tomada de atitudes que envolvem o aproveitamento de recursos para fins pedagógicos ou sociais, assumidas por professores e crianças desde os primeiros anos de escolarização. É nessa direção que nos propomos a discutir a Educação Ambiental no processo de formação do sujeito, desde a infância, no ambiente escolar, a partir de observações a experiências que envolvem essa transversalidade, numa instituição pública do Município de Campina Grande – PB. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório e bibliográfico, envolvendo crianças e professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). Os dados, decorrentes das nossas observações, demonstram, dentre outros, que a escola investigada tem a preocupação de vivenciar essa transversalidade, por considerar relevante o empenho da Educação Escolar pela busca de melhoria da qualidade de vida e melhores condições ambientais. Trata-se de um dos papéis sociais da escola, no processo de educação da criança. Por fim, entende-se que a Educação Ambiental pode mudar hábitos, e sua prática nas escolas poderá promover nas crianças o despertar de valores e atitudes, despertando nestas a responsabilidade, desde cedo, do seu papel na sociedade e no meio ambiente.