A Teoria das Representações Sociais postula que a própria opinião ou valor atribuído à uma ciência depende da ideia que fazemos coletivamente da sua natureza e do seu papel e importância na vida. Nesse sentido, o presente artigo reflexivo objetivou apresentar uma discussão sobre as representações sociais da matemática enquanto disciplina escolar, considerando a teoria apresentada por Serge Moscovici. Questionou-se o que provoca nos estudantes o interesse ou a aversão à matemática. Para tanto se utilizou a pesquisa bibliográfica não sistemática como método de investigação. Verificou-se nos estudos que as representações sociais da disciplina de matemática ocupam posição central na distinção do estudante entre as percepções positivas e negativas, estando estas associadas às representações dos professores, matemáticos e das dificuldades na disciplina. Conclui-se que diferentes desempenhos na disciplina de matemática não estão apenas condicionados pelas capacidades cognitivas e intelectuais dos estudantes, mas também por suas representações e pelas representações socias sobre a matemática, as aulas de matemática, a utilidade do conhecimento matemático, sobre o professor e ainda sobre as possibilidades de sucesso na disciplina.