OS DESAFIOS NO COMBATE AO ANALFABETISMO DE JOVENS E
ADULTOS EM PERNAMBUCO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48463 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1535 "inscrito_id" => 1051 "titulo" => """ OS DESAFIOS NO COMBATE AO ANALFABETISMO DE JOVENS E\r\n ADULTOS EM PERNAMBUCO """ "resumo" => """ Este trabalho tem como objetivo traçar reflexões a respeito da questão do analfabetismo presente no\r\n público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, duas salas de EJA foram visitadas em duas\r\n escolas distintas, a Escola Estadual Cândido Duarte, no bairro da Várzea em Recife-PE e a Escola\r\n Municipal Jorge Camelo, em Lagoa do Carro - PE. Foram identificadas as vivências das turmas e suas\r\n principais limitações através de entrevistas com os alunos e professores e do acompanhamento de três\r\n dias de aulas nas referidas escolas. Nelas, percebemos que o analfabeto é uma figura presente na\r\n realidade desta modalidade de ensino e dentre os desafios dos professores está em lidar com a didática\r\n da turma, que geralmente abarca diferentes tipos de estudantes: os que sabem ler ou não. Paralelo a isto,\r\n constatamos que as políticas públicas de enfrentamento ao analfabetismo adulto continua a andar a\r\n passos curtos, com programas sem previsão de início e o não envolvimento sensível do município e\r\n estado, que devem caminhar juntos neste objetivo. Este estudo é resultado das inquietações e do encontro\r\n de duas pesquisas particulares: um trabalho de conclusão de curso em jornalismo sobre analfabetismo\r\n no interior de Pernambuco; e de um trabalho para disciplina de EJA, no curso de pedagogia, ambos pela\r\n Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A união destes dois trabalhos permitiu a ampliação da\r\n compreensão da realidade da educação de jovens e adultos dentro do recorte da capital e do interior do\r\n estado. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "ANALFABETISMO, EJA, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID1051_06092018204623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PRISCILA DO NASCIMENTO FONTES" "autor_nome_curto" => "MARIA PRISCILA" "autor_email" => "priscila00do@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48463 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1535 "inscrito_id" => 1051 "titulo" => """ OS DESAFIOS NO COMBATE AO ANALFABETISMO DE JOVENS E\r\n ADULTOS EM PERNAMBUCO """ "resumo" => """ Este trabalho tem como objetivo traçar reflexões a respeito da questão do analfabetismo presente no\r\n público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, duas salas de EJA foram visitadas em duas\r\n escolas distintas, a Escola Estadual Cândido Duarte, no bairro da Várzea em Recife-PE e a Escola\r\n Municipal Jorge Camelo, em Lagoa do Carro - PE. Foram identificadas as vivências das turmas e suas\r\n principais limitações através de entrevistas com os alunos e professores e do acompanhamento de três\r\n dias de aulas nas referidas escolas. Nelas, percebemos que o analfabeto é uma figura presente na\r\n realidade desta modalidade de ensino e dentre os desafios dos professores está em lidar com a didática\r\n da turma, que geralmente abarca diferentes tipos de estudantes: os que sabem ler ou não. Paralelo a isto,\r\n constatamos que as políticas públicas de enfrentamento ao analfabetismo adulto continua a andar a\r\n passos curtos, com programas sem previsão de início e o não envolvimento sensível do município e\r\n estado, que devem caminhar juntos neste objetivo. Este estudo é resultado das inquietações e do encontro\r\n de duas pesquisas particulares: um trabalho de conclusão de curso em jornalismo sobre analfabetismo\r\n no interior de Pernambuco; e de um trabalho para disciplina de EJA, no curso de pedagogia, ambos pela\r\n Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A união destes dois trabalhos permitiu a ampliação da\r\n compreensão da realidade da educação de jovens e adultos dentro do recorte da capital e do interior do\r\n estado. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "ANALFABETISMO, EJA, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID1051_06092018204623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PRISCILA DO NASCIMENTO FONTES" "autor_nome_curto" => "MARIA PRISCILA" "autor_email" => "priscila00do@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }