Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS NO COMBATE AO ANALFABETISMO DE JOVENS E ADULTOS EM PERNAMBUCO

Palavra-chaves: ANALFABETISMO, EJA, POLÍTICAS PÚBLICAS Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48463
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1535
    "inscrito_id" => 1051
    "titulo" => """
      OS DESAFIOS NO COMBATE AO ANALFABETISMO DE JOVENS E\r\n
      ADULTOS EM PERNAMBUCO
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho tem como objetivo traçar reflexões a respeito da questão do analfabetismo presente no\r\n
      público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, duas salas de EJA foram visitadas em duas\r\n
      escolas distintas, a Escola Estadual Cândido Duarte, no bairro da Várzea em Recife-PE e a Escola\r\n
      Municipal Jorge Camelo, em Lagoa do Carro - PE. Foram identificadas as vivências das turmas e suas\r\n
      principais limitações através de entrevistas com os alunos e professores e do acompanhamento de três\r\n
      dias de aulas nas referidas escolas. Nelas, percebemos que o analfabeto é uma figura presente na\r\n
      realidade desta modalidade de ensino e dentre os desafios dos professores está em lidar com a didática\r\n
      da turma, que geralmente abarca diferentes tipos de estudantes: os que sabem ler ou não. Paralelo a isto,\r\n
      constatamos que as políticas públicas de enfrentamento ao analfabetismo adulto continua a andar a\r\n
      passos curtos, com programas sem previsão de início e o não envolvimento sensível do município e\r\n
      estado, que devem caminhar juntos neste objetivo. Este estudo é resultado das inquietações e do encontro\r\n
      de duas pesquisas particulares: um trabalho de conclusão de curso em jornalismo sobre analfabetismo\r\n
      no interior de Pernambuco; e de um trabalho para disciplina de EJA, no curso de pedagogia, ambos pela\r\n
      Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A união destes dois trabalhos permitiu a ampliação da\r\n
      compreensão da realidade da educação de jovens e adultos dentro do recorte da capital e do interior do\r\n
      estado.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "ANALFABETISMO, EJA, POLÍTICAS PÚBLICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID1051_06092018204623.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA PRISCILA DO NASCIMENTO FONTES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA PRISCILA"
    "autor_email" => "priscila00do@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48463
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1535
    "inscrito_id" => 1051
    "titulo" => """
      OS DESAFIOS NO COMBATE AO ANALFABETISMO DE JOVENS E\r\n
      ADULTOS EM PERNAMBUCO
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho tem como objetivo traçar reflexões a respeito da questão do analfabetismo presente no\r\n
      público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, duas salas de EJA foram visitadas em duas\r\n
      escolas distintas, a Escola Estadual Cândido Duarte, no bairro da Várzea em Recife-PE e a Escola\r\n
      Municipal Jorge Camelo, em Lagoa do Carro - PE. Foram identificadas as vivências das turmas e suas\r\n
      principais limitações através de entrevistas com os alunos e professores e do acompanhamento de três\r\n
      dias de aulas nas referidas escolas. Nelas, percebemos que o analfabeto é uma figura presente na\r\n
      realidade desta modalidade de ensino e dentre os desafios dos professores está em lidar com a didática\r\n
      da turma, que geralmente abarca diferentes tipos de estudantes: os que sabem ler ou não. Paralelo a isto,\r\n
      constatamos que as políticas públicas de enfrentamento ao analfabetismo adulto continua a andar a\r\n
      passos curtos, com programas sem previsão de início e o não envolvimento sensível do município e\r\n
      estado, que devem caminhar juntos neste objetivo. Este estudo é resultado das inquietações e do encontro\r\n
      de duas pesquisas particulares: um trabalho de conclusão de curso em jornalismo sobre analfabetismo\r\n
      no interior de Pernambuco; e de um trabalho para disciplina de EJA, no curso de pedagogia, ambos pela\r\n
      Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A união destes dois trabalhos permitiu a ampliação da\r\n
      compreensão da realidade da educação de jovens e adultos dentro do recorte da capital e do interior do\r\n
      estado.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "ANALFABETISMO, EJA, POLÍTICAS PÚBLICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID1051_06092018204623.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA PRISCILA DO NASCIMENTO FONTES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA PRISCILA"
    "autor_email" => "priscila00do@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivo traçar reflexões a respeito da questão do analfabetismo presente no público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, duas salas de EJA foram visitadas em duas escolas distintas, a Escola Estadual Cândido Duarte, no bairro da Várzea em Recife-PE e a Escola Municipal Jorge Camelo, em Lagoa do Carro - PE. Foram identificadas as vivências das turmas e suas principais limitações através de entrevistas com os alunos e professores e do acompanhamento de três dias de aulas nas referidas escolas. Nelas, percebemos que o analfabeto é uma figura presente na realidade desta modalidade de ensino e dentre os desafios dos professores está em lidar com a didática da turma, que geralmente abarca diferentes tipos de estudantes: os que sabem ler ou não. Paralelo a isto, constatamos que as políticas públicas de enfrentamento ao analfabetismo adulto continua a andar a passos curtos, com programas sem previsão de início e o não envolvimento sensível do município e estado, que devem caminhar juntos neste objetivo. Este estudo é resultado das inquietações e do encontro de duas pesquisas particulares: um trabalho de conclusão de curso em jornalismo sobre analfabetismo no interior de Pernambuco; e de um trabalho para disciplina de EJA, no curso de pedagogia, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A união destes dois trabalhos permitiu a ampliação da compreensão da realidade da educação de jovens e adultos dentro do recorte da capital e do interior do estado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.