Este trabalho tem como objetivo traçar reflexões a respeito da questão do analfabetismo presente no
público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, duas salas de EJA foram visitadas em duas
escolas distintas, a Escola Estadual Cândido Duarte, no bairro da Várzea em Recife-PE e a Escola
Municipal Jorge Camelo, em Lagoa do Carro - PE. Foram identificadas as vivências das turmas e suas
principais limitações através de entrevistas com os alunos e professores e do acompanhamento de três
dias de aulas nas referidas escolas. Nelas, percebemos que o analfabeto é uma figura presente na
realidade desta modalidade de ensino e dentre os desafios dos professores está em lidar com a didática
da turma, que geralmente abarca diferentes tipos de estudantes: os que sabem ler ou não. Paralelo a isto,
constatamos que as políticas públicas de enfrentamento ao analfabetismo adulto continua a andar a
passos curtos, com programas sem previsão de início e o não envolvimento sensível do município e
estado, que devem caminhar juntos neste objetivo. Este estudo é resultado das inquietações e do encontro
de duas pesquisas particulares: um trabalho de conclusão de curso em jornalismo sobre analfabetismo
no interior de Pernambuco; e de um trabalho para disciplina de EJA, no curso de pedagogia, ambos pela
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A união destes dois trabalhos permitiu a ampliação da
compreensão da realidade da educação de jovens e adultos dentro do recorte da capital e do interior do
estado.