A avaliação é uma atividade que envolve legitimidade técnica e legitimidade política na sua realização. Uma das avaliações mais importantes e bastante discutidas é aquela em que o aluno é o avaliado e o professor o avaliador, conhecida como avaliação da aprendizagem. Assim, sabe-se que as instituições de ensino e, consequentemente, os professores utilizam-se de instrumentos tradicionais para diagnosticar o aprendizado do aluno. Nesse sentido, percebe-se que o entendimento sobre a avaliação ignora o modelo processual da aprendizagem e absorve apenas um perfil quantitativo. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de professores sobre a avaliação da aprendizagem. A pesquisa possui metodologia com enfoque qualitativo, utilizando como instrumento uma entrevista escrita com roteiro estruturado sobre a avaliação da aprendizagem que foi aplicado a duas professoras. Nos relatos é possível observar que as professoras entendem a avaliação da aprendizagem como processo contínuo e necessário para delimitar as questões da aprendizagem e se utilizam de diversos instrumentos avaliativos no cotidiano escolar. Porém, se enquadram numa estrutura tradicional das provas escritas, sendo uma opção obrigatória nas instituições. Conclui-se que para uma prática avaliativa de qualidade é fundamental compreender a percepção dos professores acerca da avaliação e suas relações com o processo de ensino aprendizagem, para assegurar um modelo educacional justo, democrático e inclusivo.