O presente artigo, apresenta os resultados prévios de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado IV, que integra o 8º período do curso Química – licenciatura, da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. O desenvolver do projeto de pesquisa ― quais as contribuições do arg, baseado na metodologia de estudo de casos, quando são trabalhados os conteúdos de gases em aulas de química no ensino médio. Sendo realizado em uma escola estadual localizada em Arapiraca/ Al. A pesquisa girou em torno da utilização do ARG, baseado na metodologia de estudo de casos, tendo como objetivo central analisar os impactos promovidos pela utilização do ARG em aulas de química no ensino médio. O tipo de pesquisa trabalhada foi de cunho qualitativo, em que a metodologia se subdividiu em quatro etapas distintas: etapa 1, entrevista com a professora; etapa 2, elaboração dos estudos de casos junto com a professora; etapa 3, realização do ARG na turma; etapa 4, construção e análise de dados realização do estudo de caso na turma e socialização. Assim, notou-se, a partir dos resultados, que os estudantes foram capazes de resolverem o jogo e notou-se um maior engajamento por parte dos mesmos, pois os próprios buscaram suas próprias conclusões, isso quando comparado as respostas de questionamentos dispostos no questionário que precedeu a realização do ARG, baseado metodologia de estudo dos casos.