Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA OS JOVENS E ADULTOS: AVANÇOS E POSSIBILIDADES NO MUNICÍPIO DE APARECIDA-PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESCOLA, EDUCADOR Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
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      Este artigo tem como objetivo discutir as políticas públicas da educação no campo no Município de Aparecida no Estado da Paraíba, tendo como objeto de análise a sua implementação destinadas aos jovens e adultos, no âmbito do Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO, especificamente em seu Eixo III – Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Resultado de estudos realizados sobre Educação do Campo, analisando avanços, limites e desafios, com a pretensão de promover uma reflexão teórica sobre a prática da implementação do tema em estudo.\r\n
      Objetiva é apresentar de modo sucinto a situação dessa modalidade educacional no município, fazendo uma correlação com o que diz autores como (COSTA, 2006); (PIERRO; MOLINA, 2004); (CALDART, 2012), (FREIRE, 1987;1996) e tantos outros que tratam da temática. Esse trabalho se caracteriza em uma pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta de dados se deu em uma escola municipal de Aparecida-PB. Portanto é uma pesquisa bibliográfica e documental, que reflete as minhas considerações enquanto profissional da educação de jovens e adultos, pois considera a concepção de mundo do pesquisador buscando compreender fenômenos vivenciados pelos sujeitos, considerando assim sua interpretação sobre o objeto estudado. Com o trabalho pretende-se contribuir com essa modalidade, relatando a situação da EJA denunciando alguns de seus problemas, bem como trazendo reflexões e proposta de superação dos desafios encontrados.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as políticas públicas da educação no campo no Município de Aparecida no Estado da Paraíba, tendo como objeto de análise a sua implementação destinadas aos jovens e adultos, no âmbito do Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO, especificamente em seu Eixo III – Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Resultado de estudos realizados sobre Educação do Campo, analisando avanços, limites e desafios, com a pretensão de promover uma reflexão teórica sobre a prática da implementação do tema em estudo. Objetiva é apresentar de modo sucinto a situação dessa modalidade educacional no município, fazendo uma correlação com o que diz autores como (COSTA, 2006); (PIERRO; MOLINA, 2004); (CALDART, 2012), (FREIRE, 1987;1996) e tantos outros que tratam da temática. Esse trabalho se caracteriza em uma pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta de dados se deu em uma escola municipal de Aparecida-PB. Portanto é uma pesquisa bibliográfica e documental, que reflete as minhas considerações enquanto profissional da educação de jovens e adultos, pois considera a concepção de mundo do pesquisador buscando compreender fenômenos vivenciados pelos sujeitos, considerando assim sua interpretação sobre o objeto estudado. Com o trabalho pretende-se contribuir com essa modalidade, relatando a situação da EJA denunciando alguns de seus problemas, bem como trazendo reflexões e proposta de superação dos desafios encontrados.

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